DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaral, Gusttavo Câmara, Correa, Joana Darque da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista e-xacta
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/669
Resumo: Responsável por grande parte do transporte do minério de ferro do Brasil, a ferrovia tem grande importância no crescimento do país. Os trens têm sua tração concentradas nas locomotivas diesel / elétricas onde qualquer tipo de falha pode acarretar em atraso na entrega das principais matérias prima do país. O prejuízo causado pelas falhas nas locomotivas impulsionou a área de engenharia de manutenção da MRS Logística S/A, a trabalhar na redução destas falhas. Em um estudo foi verificado que o Motor de Tração DC possui grande índice de falhas nas locomotivas. O principal modo de falha é o isolamento elétrico para massa da armadura e da carcaça. Este trabalho apresenta um teste para melhoria na qualificação do isolamento para massa em Motor de Tração DC, utilizado em locomotiva diesel / elétrica. O novo parâmetro para a qualificação do isolamento elétrico tem como objeto de estudo o teste de ângulo de fase ou de fator de potência. Neste parâmetro, a condição do isolamento pode ser estimada tratando-o como o dielétrico em um capacitor. A mudança na capacitância ou no fator de potência é uma medida da condição do isolamento do motor de tração. O resultado deste estudo foi retirado em mais de 800 testes feitos em carcaças e armaduras em variadas condições de isolamento e, aplicando o conceito estatístico de média, para definição do valor ideal. Com esse novo parâmetro espera-se ter uma redução considerável das falhas ligadas ao isolamento elétrico e uma melhora na eficiência do transporte ferroviário Brasileiro.
id UNIBH-2_41844055cd926c892130b58061767bc6
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/669
network_acronym_str UNIBH-2
network_name_str Revista e-xacta
repository_id_str
spelling DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVASEngenharia ElétricaMotor de Tração. Fator de Potência. Capacitância.Responsável por grande parte do transporte do minério de ferro do Brasil, a ferrovia tem grande importância no crescimento do país. Os trens têm sua tração concentradas nas locomotivas diesel / elétricas onde qualquer tipo de falha pode acarretar em atraso na entrega das principais matérias prima do país. O prejuízo causado pelas falhas nas locomotivas impulsionou a área de engenharia de manutenção da MRS Logística S/A, a trabalhar na redução destas falhas. Em um estudo foi verificado que o Motor de Tração DC possui grande índice de falhas nas locomotivas. O principal modo de falha é o isolamento elétrico para massa da armadura e da carcaça. Este trabalho apresenta um teste para melhoria na qualificação do isolamento para massa em Motor de Tração DC, utilizado em locomotiva diesel / elétrica. O novo parâmetro para a qualificação do isolamento elétrico tem como objeto de estudo o teste de ângulo de fase ou de fator de potência. Neste parâmetro, a condição do isolamento pode ser estimada tratando-o como o dielétrico em um capacitor. A mudança na capacitância ou no fator de potência é uma medida da condição do isolamento do motor de tração. O resultado deste estudo foi retirado em mais de 800 testes feitos em carcaças e armaduras em variadas condições de isolamento e, aplicando o conceito estatístico de média, para definição do valor ideal. Com esse novo parâmetro espera-se ter uma redução considerável das falhas ligadas ao isolamento elétrico e uma melhora na eficiência do transporte ferroviário Brasileiro.Associação Brasileira de Editores Científicos - ABECSimões, Fábio HenriqueAmaral, Gusttavo CâmaraCorrea, Joana Darque da Silva2011-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/66910.18674/exacta.v4i3.669e-xacta; v. 4, n. 3 (2011): 1984-31511984-3151reponame:Revista e-xactainstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dcet/article/view/669/365info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-08T19:51:50Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/669Revistahttps://revistas.unibh.br/dcet/PUBhttps://revistas.unibh.br/dcet/oaiexacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com1984-31511984-3151opendoar:2016-10-08T19:51:50Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
title DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
spellingShingle DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
Simões, Fábio Henrique
Engenharia Elétrica
Motor de Tração. Fator de Potência. Capacitância.
title_short DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
title_full DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
title_fullStr DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
title_full_unstemmed DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
title_sort DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS
author Simões, Fábio Henrique
author_facet Simões, Fábio Henrique
Amaral, Gusttavo Câmara
Correa, Joana Darque da Silva
author_role author
author2 Amaral, Gusttavo Câmara
Correa, Joana Darque da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Fábio Henrique
Amaral, Gusttavo Câmara
Correa, Joana Darque da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Elétrica
Motor de Tração. Fator de Potência. Capacitância.
topic Engenharia Elétrica
Motor de Tração. Fator de Potência. Capacitância.
description Responsável por grande parte do transporte do minério de ferro do Brasil, a ferrovia tem grande importância no crescimento do país. Os trens têm sua tração concentradas nas locomotivas diesel / elétricas onde qualquer tipo de falha pode acarretar em atraso na entrega das principais matérias prima do país. O prejuízo causado pelas falhas nas locomotivas impulsionou a área de engenharia de manutenção da MRS Logística S/A, a trabalhar na redução destas falhas. Em um estudo foi verificado que o Motor de Tração DC possui grande índice de falhas nas locomotivas. O principal modo de falha é o isolamento elétrico para massa da armadura e da carcaça. Este trabalho apresenta um teste para melhoria na qualificação do isolamento para massa em Motor de Tração DC, utilizado em locomotiva diesel / elétrica. O novo parâmetro para a qualificação do isolamento elétrico tem como objeto de estudo o teste de ângulo de fase ou de fator de potência. Neste parâmetro, a condição do isolamento pode ser estimada tratando-o como o dielétrico em um capacitor. A mudança na capacitância ou no fator de potência é uma medida da condição do isolamento do motor de tração. O resultado deste estudo foi retirado em mais de 800 testes feitos em carcaças e armaduras em variadas condições de isolamento e, aplicando o conceito estatístico de média, para definição do valor ideal. Com esse novo parâmetro espera-se ter uma redução considerável das falhas ligadas ao isolamento elétrico e uma melhora na eficiência do transporte ferroviário Brasileiro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/669
10.18674/exacta.v4i3.669
url https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/669
identifier_str_mv 10.18674/exacta.v4i3.669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dcet/article/view/669/365
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
dc.source.none.fl_str_mv e-xacta; v. 4, n. 3 (2011):
1984-3151
1984-3151
reponame:Revista e-xacta
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str Revista e-xacta
collection Revista e-xacta
repository.name.fl_str_mv Revista e-xacta - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv exacta@unibh.br||periodicosdeminas@gmail.com
_version_ 1800215679081644032