Rastros de memórias sobre o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francine Fragoso de Miranda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina, Machado, Rosilene Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230328
Resumo: O artigo encontra-se inserido nas pesquisas relacionadas à história da educação matemática e objetiva tecer uma história acerca do ensino de Matemática a partir dos rastros de memória de um ex-aluno de uma escola teuto-brasileira do município de Antônio Carlos (SC), num determinado momento histórico. Utiliza-se como ferramentas teórico-metodológicas os conceitos de Michel Foucault. Como material de análise desta problemática, consideram-se fotografias, memórias, desenhos e documentos. A dimensão analítica se dá por meio de um exercício existente entre memória e história a partir de depoimentos, para perceber as condições pelas quais os sujeitos estudantes praticaram um certo tipo de matemática naquelas escolas. Como dimensão histórica, verifica-se a presença do poder disciplinar e vigilância por parte do Estado, a estrita observância do Programa para as Escolas Isoladas de Santa Catarina elaborados para aquele tipo de estabelecimento de ensino, por onde os alunos recebiam atividades matemáticas, notadamente, relacionadas à sua vida cotidiana.
id UFSC_d882b801a511740c0c423fe14b44408f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230328
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Rastros de memórias sobre o ensino de matemáticaMemóriaHistória da EducaçãoEnsino de MatemáticaO artigo encontra-se inserido nas pesquisas relacionadas à história da educação matemática e objetiva tecer uma história acerca do ensino de Matemática a partir dos rastros de memória de um ex-aluno de uma escola teuto-brasileira do município de Antônio Carlos (SC), num determinado momento histórico. Utiliza-se como ferramentas teórico-metodológicas os conceitos de Michel Foucault. Como material de análise desta problemática, consideram-se fotografias, memórias, desenhos e documentos. A dimensão analítica se dá por meio de um exercício existente entre memória e história a partir de depoimentos, para perceber as condições pelas quais os sujeitos estudantes praticaram um certo tipo de matemática naquelas escolas. Como dimensão histórica, verifica-se a presença do poder disciplinar e vigilância por parte do Estado, a estrita observância do Programa para as Escolas Isoladas de Santa Catarina elaborados para aquele tipo de estabelecimento de ensino, por onde os alunos recebiam atividades matemáticas, notadamente, relacionadas à sua vida cotidiana.Revista Pedagógica2021-12-08T11:51:29Z2021-12-08T11:51:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf19841566https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230328Silva, Francine Fragoso de MirandaFlores, Cláudia ReginaMachado, Rosilene Beatrizporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-08T11:51:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230328Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-08T11:51:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
title Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
spellingShingle Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
Silva, Francine Fragoso de Miranda
Memória
História da Educação
Ensino de Matemática
title_short Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
title_full Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
title_fullStr Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
title_full_unstemmed Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
title_sort Rastros de memórias sobre o ensino de matemática
author Silva, Francine Fragoso de Miranda
author_facet Silva, Francine Fragoso de Miranda
Flores, Cláudia Regina
Machado, Rosilene Beatriz
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
Machado, Rosilene Beatriz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francine Fragoso de Miranda
Flores, Cláudia Regina
Machado, Rosilene Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
História da Educação
Ensino de Matemática
topic Memória
História da Educação
Ensino de Matemática
description O artigo encontra-se inserido nas pesquisas relacionadas à história da educação matemática e objetiva tecer uma história acerca do ensino de Matemática a partir dos rastros de memória de um ex-aluno de uma escola teuto-brasileira do município de Antônio Carlos (SC), num determinado momento histórico. Utiliza-se como ferramentas teórico-metodológicas os conceitos de Michel Foucault. Como material de análise desta problemática, consideram-se fotografias, memórias, desenhos e documentos. A dimensão analítica se dá por meio de um exercício existente entre memória e história a partir de depoimentos, para perceber as condições pelas quais os sujeitos estudantes praticaram um certo tipo de matemática naquelas escolas. Como dimensão histórica, verifica-se a presença do poder disciplinar e vigilância por parte do Estado, a estrita observância do Programa para as Escolas Isoladas de Santa Catarina elaborados para aquele tipo de estabelecimento de ensino, por onde os alunos recebiam atividades matemáticas, notadamente, relacionadas à sua vida cotidiana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08T11:51:29Z
2021-12-08T11:51:29Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 19841566
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230328
identifier_str_mv 19841566
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pedagógica
publisher.none.fl_str_mv Revista Pedagógica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652381575970816