Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lauren Beltrão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169440
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
id UFSC_d8a7dbf517fd2e80bb4210ed3d36430c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169440
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em MontrealPsicologiaEducação -Participação dos paisParentescoPais e filhosEstudos interculturaisTemperamentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.Existem especificidades nos tipos de cuidados que pais e mães provêm aos filhos, de modo que as repercussões de seu envolvimento com as crianças ocorrem de maneira diferenciada e em esferas distintas do desenvolvimento. Além da parentalidade, características do temperamento da criança também influenciam o desenvolvimento, ressaltando-se que a trajetória desenvolvimental é permeada pela cultura. Este estudo buscou comparar o envolvimento de pai e de mãe com os filhos, bem como relacionar o envolvimento paterno com problemas de externalização e competência social de pré-escolares, considerando a contribuição do envolvimento materno e do temperamento infantil, em famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal. Participaram 150 casais residentes em Santa Catarina e 160 casais residentes em Montreal, os quais responderam aos seguintes questionários: Sociodemográfico, Questionário de Engajamento Parental (QEP) e Children`s Behavior Questionnaire (CBQ). Professores das crianças avaliaram seu desenvolvimento social através do Perfil Sócioafetivo (PSA), Escala de Comportamento Social do Pré-Escolar (PSBS-T) e do Inventário dos Comportamentos de Crianças entre 1½-5 anos (TRF). Realizou-se análise quantitativa de dados por meio do tratamento estatístico (SPSS). Contataram-se semelhanças entre as duas amostras: a) pais e mães mostram-se envolvidos com suas crianças e realizam com maior frequência suporte emocional; b) mães são mais envolvidas, em comparação aos pais, de forma geral e em várias dimensões e pais são mais envolvidos em jogos físicos; c) mães são altamente envolvidas em cuidados básicos e pais relatam baixo envolvimento em tarefas domésticas; d) pais envolvem-se mais com crianças do sexo masculino; e) alto controle com esforço, alto suporte emocional materno e sexo da criança (feminino) predizem maior competência social; f) maior extroversão e menor envolvimento materno em dimensões específicas prediz mais problemas de externalização; g) modelos em que se utilizou o envolvimento paterno como variável independente para explicar agressão física e problemas de externalização foram melhores, em comparação aos maternos.Diferenças entre as amostras foram evidenciadas: a) pais residentes em Santa Catarina apresentam elevado envolvimento em disciplina e pais residentes em Montreal, em jogos físicos; b) pais e mães de Santa Catarina afirmam disciplinar com frequência a criança, enquanto pais e mães de Montreal referem baixo engajamento nessa atividade; c) em famílias brasileiras, jogos físicos realizados pelo pai predizem problemas de externalização; d) extroversão e controle com esforço mediam a relação entre problemas de exernalização e jogos físicos paternos. Os resultados apontaram que o envolvimento paterno sofre mais influências, em relação ao materno, do contexto cultural e que o pai parece desempenhar um papel específico na socialização da agressividade dos filhos. Ademais, evidenciou-se que temperamento infantil e envolvimento parental influenciam o desenvolvimento social. Espera-se que os achados contribuam para enriquecer o conhecimento acerca das especificidades das funções parentais, especialmente quanto a contribuição paterna no desenvolvimento social de filhos pré-escolares, bem como fundamentem discussões sobre a importância do pai no contexto familiar, de forma a incentivar e promover interações familiares de qualidade que favoreçam o desenvolvimento infantil.<br>Abstract : There are specific types of care that parents provide to their children, so the impact of their involvement with children occures in different ways and in different spheres of development. In addition to parenting, child's temperament characteristics also influence the development, emphasizing that the developmental trajectory is permeated by the culture. This study aimed to compare father and mother involvement with the children in families living in Santa Catarina and in Montreal. The study also investigated the relation of father involvement with externalizing behavioral problems and social competence of preschool children, as well as the contribution of maternal involvement and child temperament in this relation. The participants were 150 couples living in Santa Catarina and 160 couples living in Montreal. They answered the following questionnaires: Sociodemographic, Parental Engagement Questionnaire (QEP) and Children`s Behavior Questionnaire (CBQ). Children teachers rated their social development through Socio-affective Profile (PSA), Preschool Social Behavior Scale (PSBS-T) and the Inventory of Child Behaviors between 1½-5 years (TRF). Quantitative data analyzes were performed through statistical treatment (SPSS). Similarities between the two samples were found: a) parents were involved with their children and they performed emotional support more often; b) mothers are more involved, compared to fathers, in general and in various dimensions and fathers are more involved in physical play; c) mothers are highly involved in basic care and fathers report lower engagement in household chores; d) fathers engage more with male children; e) effortful control, high maternal emotional support and sex (female) predict increased social competence; f) higher surgency and lower maternal involvement in specific dimensions predict more externalizing problems; g) models where fathers involvement was used as independent variable to explain physical aggression and externalizing problems were better, compared to mothers envolvement. Differences between the samples were found: a) fathers who live in Santa Catarina were high involved in discipline and fathers who live in Montreal, in physical play; b) parents of Santa Catarina often discipline children,while parents living in Montreal refer low engagement in this activity; c) in brazilian families, physical play provided by the father predicts externalization problems; d) surgency and effortful control mediate the relation between externalization problems and father physical play. The results showed that father involvement suffers more influence, in relation to the mother, of the cultural context and that the father appears to play a specific role in the socialization of children?s aggression. Moreover, it was shown that infant temperament and parental involvement influence social development. It is expected that the findings contribute to enrich the knowledge about the specifics of parental functions, especially the father?s contribution to the social development of preschool children, as well as substantiate discussions about the importance of fathers in the familiar context in order to encourage family quality interactions that promote child development.Crepaldi, Maria AparecidaBigras, MarcUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Lauren Beltrão2016-10-19T12:54:52Z2016-10-19T12:54:52Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis382 p.| il., grafs., tabs.application/pdf339001https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169440porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:54:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169440Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:54:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
title Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
spellingShingle Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
Gomes, Lauren Beltrão
Psicologia
Educação -
Participação dos pais
Parentesco
Pais e filhos
Estudos interculturais
Temperamento
title_short Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
title_full Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
title_fullStr Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
title_full_unstemmed Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
title_sort Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal
author Gomes, Lauren Beltrão
author_facet Gomes, Lauren Beltrão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crepaldi, Maria Aparecida
Bigras, Marc
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lauren Beltrão
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Educação -
Participação dos pais
Parentesco
Pais e filhos
Estudos interculturais
Temperamento
topic Psicologia
Educação -
Participação dos pais
Parentesco
Pais e filhos
Estudos interculturais
Temperamento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T12:54:52Z
2016-10-19T12:54:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339001
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169440
identifier_str_mv 339001
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 382 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652154477477888