Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Aline de Souza da Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254800
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_d8b2ba7406f347abe4f8e068af7835da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254800
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação EspecialFormação de professores; Prática Pedagógica; Educação EspecialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.A presente pesquisa tem como objetivo apreender as teóricas pedagógicas que perpassam as concepções de prática pedagógica na formação inicial dos professores de educação especial. Para isso, buscamos apreender como os intelectuais da área da educação compreendem a prática pedagógica na formação dos professores de educação especial; analisar as proposições referentes a prática pedagógica apresentadas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Licenciatura em educação especial; refletir sobre as bases teóricas do campo da educação que sustentam as proposições, na formação inicial de professores de educação especial, da chamada prática pedagógica. Como base teórica para nossas reflexões buscamos as contribuições de Bueno (1999), Dias (2013), Michels (2005, 2017, 2021), Saviani (2008, 2013, 2021), Vaz (2021), Franco (2016). A pesquisa tem como metodologia o levantamento bibliográfico nas plataformas do SciELO e da BDTD. Foi feito também análise documental referente a formação de professores, mais especificamente os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura, de quatro Universidades: Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de São Carlos, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Universidade do Sul de Santa Catarina. Ao longo do desenvolvimento dessa pesquisa surgiram alguns questionamentos: Com a nova organização na formação de professores de educação especial às práticas tecnicistas, já presentes na formação de professores deste a década de 1970, são alteradas? Essas mudanças trouxeram uma visão mais crítica sobre a formação de professores e sobre o processo de ensino e aprendizagem das pessoas público da educação especial? Com a análise dos documental, evidenciamos que em sua maioria, as formações de professores ainda estão sendo baseados pela Pedagogia Tecnicista, onde se nota ênfase no desenvolvimento de técnicas para se desenvolver o processo de ensino e aprendizagem. O que nos faz compreender que existe um esvaziamento teórico no ensino.Florianópolis, SC.Michels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa Catarina.Hoffmann, Aline de Souza da Silveira2024-03-20T00:03:59Z2024-03-20T00:03:59Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254800Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-20T00:03:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-20T00:03:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
title Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
spellingShingle Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
Hoffmann, Aline de Souza da Silveira
Formação de professores; Prática Pedagógica; Educação Especial
title_short Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
title_full Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
title_fullStr Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
title_full_unstemmed Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
title_sort Teorias pedagógicas e as concepções de Prática na formação inicial dos professores de Educação Especial
author Hoffmann, Aline de Souza da Silveira
author_facet Hoffmann, Aline de Souza da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michels, Maria Helena
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Aline de Souza da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores; Prática Pedagógica; Educação Especial
topic Formação de professores; Prática Pedagógica; Educação Especial
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-03-20T00:03:59Z
2024-03-20T00:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254800
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651915149443072