FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/198 |
Resumo: | O artigo apresenta a análise de um curso sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva. Tem como objetivo identificar suas limitações e contribuições para a formação contínua dos professores da rede de ensino de um município do litoral norte de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem qualitativa, utilizando como metodologia os princípios da avaliação de programas proposta por Saul (1994). Os dados foram coletados por meio de observação participante e questionários. Identifica-se a importância de considerar os conhecimentos já construídos pelos professores acerca do processo de inclusão, devido à necessidade de articulação entre teoria e prática. As propostas apresentadas no curso demonstraram que as metodologias de ensino disponíveis ainda não atendem às expectativas dos professores. A formação para a educação inclusiva precisa estar vinculada ao projeto pedagógico e às dificuldades vivenciadas para que a aprendizagem dos alunos com deficiência possa ser efetivada pelos professores das classes regulares. |
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FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVASFormação contínua de professores. Educação Especial. Prática pedagógica.O artigo apresenta a análise de um curso sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva. Tem como objetivo identificar suas limitações e contribuições para a formação contínua dos professores da rede de ensino de um município do litoral norte de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem qualitativa, utilizando como metodologia os princípios da avaliação de programas proposta por Saul (1994). Os dados foram coletados por meio de observação participante e questionários. Identifica-se a importância de considerar os conhecimentos já construídos pelos professores acerca do processo de inclusão, devido à necessidade de articulação entre teoria e prática. As propostas apresentadas no curso demonstraram que as metodologias de ensino disponíveis ainda não atendem às expectativas dos professores. A formação para a educação inclusiva precisa estar vinculada ao projeto pedagógico e às dificuldades vivenciadas para que a aprendizagem dos alunos com deficiência possa ser efetivada pelos professores das classes regulares.UNIFEBE2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/198Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/198/86Freitas, Adriana deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:57:06Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/198Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:57:06Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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