A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Vinícius Denardin
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Poffo, Bianca Natália, Gaya, Adroaldo Cezar Araujo, Haiachi, Marcelo De Castro, Velasco, Amanda Paola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240470
Resumo: O esporte paralímpico brasileiro vive um momento de destaque esportivo em virtude de suas recentes conquistas: oitavo lugar nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e líder por três edições consecutivas dos Jogos Para-Panamericanos (2007, 2011, 2015). Esses resultados fazem com que o Brasil seja visto como uma potência paralímpica mundial. A mídia pode contribuir para a permanência do país nesse status, não somente na visibilidade de grandes atletas, mas também para que mais pessoas conheçam o esporte paralímpico e sejam encorajadas a ingressar no esporte. Assim, esse ensaio tem o objetivo de refletir a respeito da influência da mídia na criação e construção dos ídolos paralímpicos brasileiros desde os anos 2000 até os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Possui abordagem qualitativa com procedimentos exploratórios e descritivos. Através da reflexão teórica da literatura, o texto busca proporcionar algumas discussões e reflexões pertinentes sobre o tema. Desde os anos 2000, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) têm investido na divulgação do esporte paralímpico, e essa iniciativa gerou resultados positivos para o país, já que muitos ídolos foram criados e contribuem atualmente para o surgimento de novas gerações paraolímpicas.
id UFSC_d8bc47222c4522e510154ab9cce987bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240470
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROSesporte paralímpicoatleta paralímpicoMídiamovimento paralímpico brasileiroO esporte paralímpico brasileiro vive um momento de destaque esportivo em virtude de suas recentes conquistas: oitavo lugar nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e líder por três edições consecutivas dos Jogos Para-Panamericanos (2007, 2011, 2015). Esses resultados fazem com que o Brasil seja visto como uma potência paralímpica mundial. A mídia pode contribuir para a permanência do país nesse status, não somente na visibilidade de grandes atletas, mas também para que mais pessoas conheçam o esporte paralímpico e sejam encorajadas a ingressar no esporte. Assim, esse ensaio tem o objetivo de refletir a respeito da influência da mídia na criação e construção dos ídolos paralímpicos brasileiros desde os anos 2000 até os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Possui abordagem qualitativa com procedimentos exploratórios e descritivos. Através da reflexão teórica da literatura, o texto busca proporcionar algumas discussões e reflexões pertinentes sobre o tema. Desde os anos 2000, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) têm investido na divulgação do esporte paralímpico, e essa iniciativa gerou resultados positivos para o país, já que muitos ídolos foram criados e contribuem atualmente para o surgimento de novas gerações paraolímpicas.2022-10-07T12:18:23Z2022-10-07T12:18:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240470Cardoso, Vinícius DenardinPoffo, Bianca NatáliaGaya, Adroaldo Cezar AraujoHaiachi, Marcelo De CastroVelasco, Amanda Paolaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-07T12:18:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240470Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-07T12:18:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
title A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
Cardoso, Vinícius Denardin
esporte paralímpico
atleta paralímpico
Mídia
movimento paralímpico brasileiro
title_short A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
title_full A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DOS ÍDOLOS PARALÍMPICOS BRASILEIROS
author Cardoso, Vinícius Denardin
author_facet Cardoso, Vinícius Denardin
Poffo, Bianca Natália
Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Haiachi, Marcelo De Castro
Velasco, Amanda Paola
author_role author
author2 Poffo, Bianca Natália
Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Haiachi, Marcelo De Castro
Velasco, Amanda Paola
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Vinícius Denardin
Poffo, Bianca Natália
Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Haiachi, Marcelo De Castro
Velasco, Amanda Paola
dc.subject.por.fl_str_mv esporte paralímpico
atleta paralímpico
Mídia
movimento paralímpico brasileiro
topic esporte paralímpico
atleta paralímpico
Mídia
movimento paralímpico brasileiro
description O esporte paralímpico brasileiro vive um momento de destaque esportivo em virtude de suas recentes conquistas: oitavo lugar nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e líder por três edições consecutivas dos Jogos Para-Panamericanos (2007, 2011, 2015). Esses resultados fazem com que o Brasil seja visto como uma potência paralímpica mundial. A mídia pode contribuir para a permanência do país nesse status, não somente na visibilidade de grandes atletas, mas também para que mais pessoas conheçam o esporte paralímpico e sejam encorajadas a ingressar no esporte. Assim, esse ensaio tem o objetivo de refletir a respeito da influência da mídia na criação e construção dos ídolos paralímpicos brasileiros desde os anos 2000 até os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Possui abordagem qualitativa com procedimentos exploratórios e descritivos. Através da reflexão teórica da literatura, o texto busca proporcionar algumas discussões e reflexões pertinentes sobre o tema. Desde os anos 2000, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) têm investido na divulgação do esporte paralímpico, e essa iniciativa gerou resultados positivos para o país, já que muitos ídolos foram criados e contribuem atualmente para o surgimento de novas gerações paraolímpicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-10-07T12:18:23Z
2022-10-07T12:18:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240470
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043383845715968