GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a trajetória de um curso a distância com foco na gestão compartilhada dos atores que atuam no curso: coordenação local UAB, coordenação de curso, coordenação de tutoria, tutores presenciais e a distância, professores, técnicos de informática, técnicos administrativos e alunos. O curso é ofertado em três municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas reuniões gerais e específicas, com o corpo docente, administrativo e as coordenações com intuito de avaliar se as ações desenvolvidas estavam atendendo as expectativas do curso. Dos 178 alunos frequentes no curso, 127 participaram da pesquisa que foi realizada de 2 formas: presencial, quando da visita da coordenação, e por meio de questionário on-line, com 16 questões, 13 objetivas e 3 discursivas. Com base nos resultados, ações foram implementadas visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tais como: quantidade de exercícios disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, tipo de multimídia, período e horário de postagem das atividades, forma de correção das provas, maior agilidade no retorno das avaliações. Infere-se, portanto, que na modalidade de ensino a distância, também, é necessária uma contínua avaliação do fazer pedagógico, exigindo dos seus gestores um aprender e refazer constante, tanto administrativa como pedagogicamente. |
id |
UFSC_d8cf2306111ab7f69f039df1227d1ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131650 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EADEnsino a distância, avaliação, gestão compartilhada.O objetivo deste artigo é analisar a trajetória de um curso a distância com foco na gestão compartilhada dos atores que atuam no curso: coordenação local UAB, coordenação de curso, coordenação de tutoria, tutores presenciais e a distância, professores, técnicos de informática, técnicos administrativos e alunos. O curso é ofertado em três municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas reuniões gerais e específicas, com o corpo docente, administrativo e as coordenações com intuito de avaliar se as ações desenvolvidas estavam atendendo as expectativas do curso. Dos 178 alunos frequentes no curso, 127 participaram da pesquisa que foi realizada de 2 formas: presencial, quando da visita da coordenação, e por meio de questionário on-line, com 16 questões, 13 objetivas e 3 discursivas. Com base nos resultados, ações foram implementadas visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tais como: quantidade de exercícios disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, tipo de multimídia, período e horário de postagem das atividades, forma de correção das provas, maior agilidade no retorno das avaliações. Infere-se, portanto, que na modalidade de ensino a distância, também, é necessária uma contínua avaliação do fazer pedagógico, exigindo dos seus gestores um aprender e refazer constante, tanto administrativa como pedagogicamente.INPEAU2015-04-06T11:41:04Z2015-04-06T11:41:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650Lima, Eleuza FerreiraMoreira, Adriana Rochas de Carvalho FruguliOliveira, Aparecida Antoniaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:41:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131650Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:41:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD |
title |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD |
spellingShingle |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD Lima, Eleuza Ferreira Ensino a distância, avaliação, gestão compartilhada. |
title_short |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD |
title_full |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD |
title_fullStr |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD |
title_full_unstemmed |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD |
title_sort |
GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD |
author |
Lima, Eleuza Ferreira |
author_facet |
Lima, Eleuza Ferreira Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Oliveira, Aparecida Antonia |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Oliveira, Aparecida Antonia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Eleuza Ferreira Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Oliveira, Aparecida Antonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância, avaliação, gestão compartilhada. |
topic |
Ensino a distância, avaliação, gestão compartilhada. |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a trajetória de um curso a distância com foco na gestão compartilhada dos atores que atuam no curso: coordenação local UAB, coordenação de curso, coordenação de tutoria, tutores presenciais e a distância, professores, técnicos de informática, técnicos administrativos e alunos. O curso é ofertado em três municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas reuniões gerais e específicas, com o corpo docente, administrativo e as coordenações com intuito de avaliar se as ações desenvolvidas estavam atendendo as expectativas do curso. Dos 178 alunos frequentes no curso, 127 participaram da pesquisa que foi realizada de 2 formas: presencial, quando da visita da coordenação, e por meio de questionário on-line, com 16 questões, 13 objetivas e 3 discursivas. Com base nos resultados, ações foram implementadas visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tais como: quantidade de exercícios disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, tipo de multimídia, período e horário de postagem das atividades, forma de correção das provas, maior agilidade no retorno das avaliações. Infere-se, portanto, que na modalidade de ensino a distância, também, é necessária uma contínua avaliação do fazer pedagógico, exigindo dos seus gestores um aprender e refazer constante, tanto administrativa como pedagogicamente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T11:41:04Z 2015-04-06T11:41:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652107203477504 |