GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eleuza Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli, Oliveira, Aparecida Antonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a trajetória de um curso a distância com foco na gestão compartilhada dos atores que atuam no curso: coordenação local UAB, coordenação de curso, coordenação de tutoria, tutores presenciais e a distância, professores, técnicos de informática, técnicos administrativos e alunos. O curso é ofertado em três municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas reuniões gerais e específicas, com o corpo docente, administrativo e as coordenações com intuito de avaliar se as ações desenvolvidas estavam atendendo as expectativas do curso. Dos 178 alunos frequentes no curso, 127 participaram da pesquisa que foi realizada de 2 formas: presencial, quando da visita da coordenação, e por meio de questionário on-line, com 16 questões, 13 objetivas e 3 discursivas. Com base nos resultados, ações foram implementadas visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tais como: quantidade de exercícios disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, tipo de multimídia, período e horário de postagem das atividades, forma de correção das provas, maior agilidade no retorno das avaliações. Infere-se, portanto, que na modalidade de ensino a distância, também, é necessária uma contínua avaliação do fazer pedagógico, exigindo dos seus gestores um aprender e refazer constante, tanto administrativa como pedagogicamente.
id UFSC_d8cf2306111ab7f69f039df1227d1ea4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131650
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EADEnsino a distância, avaliação, gestão compartilhada.O objetivo deste artigo é analisar a trajetória de um curso a distância com foco na gestão compartilhada dos atores que atuam no curso: coordenação local UAB, coordenação de curso, coordenação de tutoria, tutores presenciais e a distância, professores, técnicos de informática, técnicos administrativos e alunos. O curso é ofertado em três municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas reuniões gerais e específicas, com o corpo docente, administrativo e as coordenações com intuito de avaliar se as ações desenvolvidas estavam atendendo as expectativas do curso. Dos 178 alunos frequentes no curso, 127 participaram da pesquisa que foi realizada de 2 formas: presencial, quando da visita da coordenação, e por meio de questionário on-line, com 16 questões, 13 objetivas e 3 discursivas. Com base nos resultados, ações foram implementadas visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tais como: quantidade de exercícios disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, tipo de multimídia, período e horário de postagem das atividades, forma de correção das provas, maior agilidade no retorno das avaliações. Infere-se, portanto, que na modalidade de ensino a distância, também, é necessária uma contínua avaliação do fazer pedagógico, exigindo dos seus gestores um aprender e refazer constante, tanto administrativa como pedagogicamente.INPEAU2015-04-06T11:41:04Z2015-04-06T11:41:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650Lima, Eleuza FerreiraMoreira, Adriana Rochas de Carvalho FruguliOliveira, Aparecida Antoniaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:41:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131650Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:41:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
title GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
spellingShingle GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
Lima, Eleuza Ferreira
Ensino a distância, avaliação, gestão compartilhada.
title_short GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
title_full GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
title_fullStr GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
title_full_unstemmed GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
title_sort GESTÃO COMPARTILHADA: RECONSTRUINDO OS CAMINHOS DE UM CURSO NA EAD
author Lima, Eleuza Ferreira
author_facet Lima, Eleuza Ferreira
Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli
Oliveira, Aparecida Antonia
author_role author
author2 Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli
Oliveira, Aparecida Antonia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eleuza Ferreira
Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli
Oliveira, Aparecida Antonia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância, avaliação, gestão compartilhada.
topic Ensino a distância, avaliação, gestão compartilhada.
description O objetivo deste artigo é analisar a trajetória de um curso a distância com foco na gestão compartilhada dos atores que atuam no curso: coordenação local UAB, coordenação de curso, coordenação de tutoria, tutores presenciais e a distância, professores, técnicos de informática, técnicos administrativos e alunos. O curso é ofertado em três municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas reuniões gerais e específicas, com o corpo docente, administrativo e as coordenações com intuito de avaliar se as ações desenvolvidas estavam atendendo as expectativas do curso. Dos 178 alunos frequentes no curso, 127 participaram da pesquisa que foi realizada de 2 formas: presencial, quando da visita da coordenação, e por meio de questionário on-line, com 16 questões, 13 objetivas e 3 discursivas. Com base nos resultados, ações foram implementadas visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tais como: quantidade de exercícios disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, tipo de multimídia, período e horário de postagem das atividades, forma de correção das provas, maior agilidade no retorno das avaliações. Infere-se, portanto, que na modalidade de ensino a distância, também, é necessária uma contínua avaliação do fazer pedagógico, exigindo dos seus gestores um aprender e refazer constante, tanto administrativa como pedagogicamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T11:41:04Z
2015-04-06T11:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652107203477504