Os Panoramas perdidos de Victor Meirelles: aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidade
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Mario CesarFlores, Maria Bernardete RamosLeenhardt, Jacques2012-10-23T03:22:38Z2012-10-23T03:22:38Z20072007247607http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89850Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.Victor Meirelles de Lima (1832-1903), professor, retratista, pintor de paisagens e batalhas, enveredou para a pintura de Panoramas, introduzindo no Brasil uma modernidade ligada às Exposições Universais. O Panorama foi inventado no final do século XVIII. Esta imensa tela, com mais de 100 metros de comprimento e 14 metros de altura, era exposta na rotunda, uma edificação construída especialmente para esta forma de espetáculo. Pintura e arquitetura faziam parte de um conjunto que associava ainda fotografia, figuras de cera e uma economia voltada para o entretenimento do público cada vez mais numeroso das grandes cidades. Meirelles expôs o Panorama do Rio de Janeiro em Bruxelas, na Exposição Universal de 1889 em Paris e finalmente no Rio de Janeiro. Na mesma rotunda, ele expôs um acontecimento republicano: o Panorama da Entrada das Forças Legais. Seu terceiro Panorama foi comemorativo aos 400 anos do Descobrimento do Brasil. Doados pelo pintor à República, os Panoramas foram perdidos e vistos pela última vez em 1910, abandonados no pátio do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista. Não havia interesse, naquele momento de transição e afirmação da República, em preservar as obras de um pintor identificado com a Monarquia. Há um registro de correspondências documentando este processo final de perda dos Panoramas. De qualquer forma, no final do século XIX, a arte dos Panoramas havia entrado em decadência, provocada pelas imagens em movimento e encaminhando o público para outra forma de percepção visual, o cinema. Foi o fim de uma forma expressiva, da qual Victor Meirelles foi o maior representante brasileiro.167 f.| il.porFlorianópolis, SCHistóriaPintura brasileiraOs Panoramas perdidos de Victor Meirelles: aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL247607.pdfapplication/pdf2800291https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89850/1/247607.pdf0c2cb05858a0009810deb386c114c104MD51THUMBNAIL247607.pdf.jpg247607.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89850/2/247607.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD52123456789/898502013-05-04 00:15:48.574oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89850Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:15:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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