Estratégias competitivas das empresas de confecção de Criciúma — SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Kátia Conceição
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123641
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
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spelling Estratégias competitivas das empresas de confecção de Criciúma — SCEstratégias competitivasIndústria têxtil-confecçãoCriciúma SCTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.A pesquisa tem como objetivo principal analisar as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas de confecção de Criciúma (SC). Atualmente, devido ao processo de globalização e ao acirramento da competitividade o setor têxtil-confecção mundial vem apresentando mudanças importantes, fazendo com que as empresas alterem o seu modo de pensar atuando de forma mais racional e com maior eficiência. No que se refere ao setor têxtil-confecção brasileiro, este representa um dos setores mais tradicionais da indústria, em razão do volume de recursos que movimenta e do número de empregos que gera. Sendo que desde o processo de abertura comercial ocorrido na década de 90, o pais vem tentando se adequar ao novo padrão de concorrência ditado pelo mercado mundial. 0 Estado de Santa Catarina concentra importantes aglomerados deste setor estando concentrados sobretudo no litoral norte do estado, Joinville e Jaragud do Sul, basicamente, no vale do Itajai e no sul do Estado. Desse modo, sera avaliado o setor de confecção localizado na cidade de Criciúma, que tem uma importante representatividade para o setor, sendo considerada o terceiro polo de jeans do Brasil. A pesquisa teve como base a aplicação de questionário em 10 empresas, das 51 localizadas ern na região de estudo, neste sentido sera avaliado a forma com estas se organizam corn o objetivo de alcançar posições de destaque no mercado, principalmente no que se refere a: preocupação com qualidade da produção e também da mão-de-obra utilizada no processo, como as empresas se encontram em termos de inovações tecnológicas, as formas de cooperação por estas adotadas, as relações de subcontratação, as medidas utilizadas para reduzir os custos na atividade produtiva, entre outros.FlorianópolisCarvalho Junior, Luiz Carlos deUniversidade Federal de Santa CatarinaSimon, Kátia Conceição2014-08-15T13:54:20Z2014-08-15T13:54:20Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis98 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123641porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-15T13:54:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123641Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-15T13:54:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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