Influência do jogo Reversi na memória de trabalho em alunos com diagnóstico de TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Claudio Sausen
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99371
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
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spelling Influência do jogo Reversi na memória de trabalho em alunos com diagnóstico de TDAHPsicologiaJogosMemoriaDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O presente estudo teve por objetivo verificar quais as influências do jogo Reversi na memória de trabalho de alunos com diagnóstico de TDAH. Participaram da pesquisa 4 sujeitos entre 11 e 13 anos. Dois sujeitos eram do sexo masculino, com diagnóstico de Hiperatividade e dois sujeitos do sexo feminino com diagnóstico de Déficit de Atenção. Foram realizados seis encontros sendo o primeiro e o último para a realização da bateria de monitoramento cognitivo Proa. Nos outros encontros foi realizada a prática do jogo Reversi onde foram aferidos os dados referentes a frequencia cardíaca (FC), variabilidade da frequencia cardíaca (VFC) e os comportamentos referentes a prática do jogo: tempo de jogada, tempo de reação, número de sequencias certas, número de sequencias erradas, numero de sequencias mediadas, tempo de interação visual entre o jogador e o mediador e entre o jogador e o tabuleiro. Os resultados apresentaram correlações positivas entre os comportamentos de mediar, número de sequencias erradas e os índices psicofisiológicos de DP RR, rMSSD, pNN50, e BF, indicando um possível esforço mental durante a realização das partidas. Os sujeitos diagnosticados com TDAH do subtipo Desatento apresentaram na bateria de monitoramento Proa uma melhora na tarefa de memória de trabalho entre o pré-teste e o pós-teste. Esse estudo buscou realizar uma relação inicial entre os aspectos psicofisiológicos, comportamentais e cognitivos durante a realização de uma partida do jogo de tabuleiro Reversi.The present study aimed to verify the influences of the game Reversi in working memory of students diagnosed with ADHD. The participants were four subjects between 11 and 13 years. Two subjects were male, diagnosed with hyperactivity and two female subjects with a diagnosis of Attention Deficit. There were six meetings with the first and the last to perform the battery of cognitive monitoring Proa. In other meetings were held to practice the game Reversi where the data were measured the frequency rate (HR), heart rate variability (HRV) and behaviors regarding the practice of the game: play time, reaction time, number of threads right, wrong number of threads, number of sequences mediated, time visual interaction between the player and mediator and between the player and the board. The results showed positive correlations between the behaviors mediate the wrong number of threads and psychophysiological indices of RR SD, rMSSD, pNN50, and LF, indicating a possible mental effort during the course of matches. Subjects diagnosed with ADHD Inattentive subtype present in the battery monitoring Proa an improvement in working memory task between the pretest and posttest. This study tried to do an initial relationship between the psycho-physiological aspects, behavioral, cognitive, during the course of a departure from the board game Reversi.FlorianópolisTakase, EmilioUniversidade Federal de Santa CatarinaMallmann, Claudio Sausen2013-03-04T19:44:01Z2013-03-04T19:44:01Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il., grafs., tabs.application/pdf301213http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99371porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T00:38:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99371Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T00:38:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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