Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Amanda Faraco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235670
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
id UFSC_d9b2eb258dffd1e344b8c6498e404dcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235670
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educaçãoPermacultura BrasileiraBrazilian permacultureEducação Ambiental CríticaArte-EducaçãoArt-educationCritical Environmental EducationTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.Este trabalho pretende resgatar os princípios éticos da permacultura através da perspectiva de politização, vinculado ao conceito de “escrivivência”, utiliza-se da escrita como instrumento de registro de memória pessoais sobre experiências de viagens de encontro com a permacultura pelo centro-oeste brasileiro, afim de evidenciar as contradições vividas em campo e que impulsionaram a busca do segundo momento deste trabalho: a autocrítica enquanto movimento coletivo. A partir da percepção de que a prática permacultural no Brasil se distancia, em partes, de uma base fundamentalmente política de atuação, contra o sistema dominante, porque pouco se percebe pouco se percebe sua presença nos territórios que mais evidenciam a necessidade de autonomia – as marginalidades sociais urbanas. A metodologia adotada se dá a partir de revisão bibliográfica sobre o ensino da permacultura e sua relação com a educação ambiental no Brasil, em forma de curadoria e não aprofundamento. Por fim, busca-se relacionar o conceito de arte-educação com a pedagogia ambiental crítica para a propagação do ensino da permacultura como instrumento de união das questões ambientais com as necessidades sociais, adaptada às diversas realidades territoriais. É momento de nos envolvermos em uma nova proposta de ensino e aprendizagem, uma ideia de (des)construção do cuidado coletivo que com os indivíduos de forma integral, para fortalecer a formação de grupos de ativistas socio-ambientais-culturais e valorizar as livres expressões afim de levar autonomia aos espaços que representem a riqueza da cultura da permanência popular brasileira.This work intends to rescue the ethical principles of permaculture through the perspective of politicization, linked to the concepto f “escrivivênia”, it uses writing as na instrument to record personal memories about travel experiences with permaculture through the Brazilian midwest, in order to evidence the contradictions lived in the field and that boosted the search for the second momento f this work: self-criticism as a collective movement. Based on the perception tha permacultural practice in Brazil move away, in parts, from a fundamentally political basis os action, against the dominant system, because isnt perceived the presece in the territories tha most show the need for autonomy – the urban social marginalities. The methodology adopted is based on aninliographic review on the teaching of permaculture and its relationship with environmental education in Brazil, in the form of curation and not deepening. Finally, it seeks to relate the concepto f art education with critical environmental issues with social needs, adapted to diferente territorial realities. Is time to get involved in a new proposal for teaching and learning, na ideia of (de)construction of collective care tha dialogues with individuals in na integral way, to strengthen the formation os groups of sócio-environmental-cultural activists and value free expressions, in order to bring autonomy to spaces that represent the richness of the Brazilian popular culture of permenence.FlorianópolisGuzzatti, Thaise CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Amanda Faraco2022-06-20T19:18:18Z2022-06-20T19:18:18Z2022-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235670porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-20T19:18:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235670Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-20T19:18:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
title Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
spellingShingle Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
Soares, Amanda Faraco
Permacultura Brasileira
Brazilian permaculture
Educação Ambiental Crítica
Arte-Educação
Art-education
Critical Environmental Education
title_short Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
title_full Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
title_fullStr Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
title_full_unstemmed Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
title_sort Arteiriza, Permacultura! Um levante à popularização da Permacultura através da arte-educação
author Soares, Amanda Faraco
author_facet Soares, Amanda Faraco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guzzatti, Thaise Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Amanda Faraco
dc.subject.por.fl_str_mv Permacultura Brasileira
Brazilian permaculture
Educação Ambiental Crítica
Arte-Educação
Art-education
Critical Environmental Education
topic Permacultura Brasileira
Brazilian permaculture
Educação Ambiental Crítica
Arte-Educação
Art-education
Critical Environmental Education
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20T19:18:18Z
2022-06-20T19:18:18Z
2022-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235670
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652393534980096