Relações entre envolvimento de pais e mães, práticas parentais e jornada de trabalho em famílias com crianças de 4 a 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, Meiridiane Domingues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234528
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
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spelling Relações entre envolvimento de pais e mães, práticas parentais e jornada de trabalho em famílias com crianças de 4 a 6 anosPsicologiaPais e filhosHorário de trabalhoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.A família é um dos principais contextos de desenvolvimento da criança. Neste ambiente, pais e mães desempenham papéis e demandas diferentes em relação à criação e educação dos filhos. A inserção das mulheres no mercado de trabalho possibilitou transformações nas funções parentais e exigiu a conciliação das atividades de cuidado das crianças, do lar e das atividades laborais. O objetivo geral desta tese foi analisar as relações entre envolvimento de pais e mães, práticas parentais e jornada de trabalho em famílias com crianças de 4 a 6 anos. Trata-se de um estudo misto explanatório sequencial, composto por três estudos, no formato de artigos científicos. Os participantes dos estudos 1 e 2 são membros de um casal, mas serão analisados separadamente. O estudo 1 teve como objetivo investigar o envolvimento paterno, práticas parentais e jornada de trabalho de pais de pré-escolares. Participaram desse estudo 171 pais residentes no sul do Brasil, que responderam ao Questionário Sociodemográfico, Questionário de Engajamento Parental (QEP), Questionário de Abertura ao Mundo (QOM) e Inventário de Práticas Parentais (CRPR). Os dados foram analisados por meio de Correlações e ANCOVA. Os resultados evidenciaram um maior envolvimento dos pais que não trabalham em relação aos que exercem atividade remunerada. O estudo 2 teve como objetivo investigar as relações entre envolvimento, práticas parentais e jornada de trabalho de mães de pré-escolares. Participaram desse estudo 171 mães residentes no sul do Brasil, que responderam aos mesmos instrumentos do estudo 1. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e da ANCOVA. Os resultados evidenciam que as mães com jornada de trabalho integral e extensa possuem um maior envolvimento com as atividades dos filhos, em relação as que exercem atividade remunerada parcial e as que não trabalham de modo remunerado. O terceiro estudo deriva dos resultados das análises do primeiro e segundo estudo, sendo realizado em uma amostra diferente composta por 14 casais (28 pais e mães de crianças com idade pré-escolar de duas instituições de ensino infantil) da região sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo com objetivo de identificar as percepções de pais e mães em relação ao envolvimento, práticas parentais e jornada de trabalho em famílias com crianças de 4 a 6 anos. Os instrumentos utilizados foram questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. As informações foram organizadas por meio do software MAXQDA e analisadas pela análise de conteúdo. Ressalta-se o esforço das mães e dos pais em conciliar as demandas diárias por meio de mudança de emprego, redução da jornada de trabalho e aumento do tempo com a família. Os estudos evidenciaram que a jornada de trabalho influencia o envolvimento e as práticas parentais utilizadas por pais e mães na criação e educação das crianças.Abstract: Family is one of the major contexts in child development. In this environment, fathers and mothers perform different roles and demands towards raising and educating their kids. Women?s entry on the labour market has enabled changes on functions associated to men and women in the family context, and has required the conciliation of activities such as taking care of home, kids and working. This issue establishes one of the contemporaneity challenges, especially for mothers and fathers of young children. The general objective of this doctoral dissertation was to analyze the relations among the engagement of mothers and fathers, parenting practices and work hours in families of children from 4 to 6 years old. This is an explanatory study, composed by three studies, in the form of scientific papers. There is emphasized that participants from studies 1 and 2 are couples, but they were analyzed separately. The first one aimed to investigate the paternal engagement, parenting practices and work hours of fathers of preschool children. Participants were 171 fathers living in the South of Brazil, who had answered the Socio-demographic Survey, the Parental Engagement Questionnaire (QEP), Questionnaire of Openness to the World (QOM) and the Child Rearing Practices Report (CRPR). Data were analyzed through Correlations and ANCOVA. The results demonstrate a greater engagement of fathers who do not work in relation to those who perform paid activities. The second study aimed to investigate the relations among engagement, parenting practices and work hours of mothers of preschool children. Participants were 171 mothers living in the South of Brazil, who had answered to the same instruments of the first study. Data were analyzed through descriptive statistics and ANCOVA. Results showed that mothers whose work hours are full and extensive have a major engagement with their children? activities towards those who perform partial paid activities or towards those who perform unpaid activities. The third study arises from the analysis of the first and second articles, but it was composed by a different sample of 14 couples (28 fathers and mothers of children from two different preschool institutions) the South of Brazil. This is a qualitative study which aimed to aimed to identify perceptions of mothers and fathers regarding engagement, parenting practices and work hours of families of children from 4 to 6 years old. There were used a socio-demographic survey and semi-structured interviews. The information was organized through MAXQDA software and analyzed through content analysis. There is emphasized the effort of mothers and fathers in conciliating daily demands through changing jobs, reducing work hours and increasing time with their families. The studies demonstrated that work hours affect the engagement and parenting practices used by mothers and fathers in raising and educating their children. There is highlighted the effort of fathers and mothers in balancing family demands and work activities.Vieira, Mauro LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaDeus, Meiridiane Domingues de2022-05-19T14:36:50Z2022-05-19T14:36:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis118 p.| il., gráfs.application/pdf375591https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234528porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:36:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234528Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:36:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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