Política de recursos humanos para a educação de jovens e adultos em instituições de ensino superior: um estudo de caso do PREPESUFSC (1997-2000)
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83166 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Maria da Graça TavaresColossi, Nelson2012-10-19T21:31:01Z2012-10-19T21:31:01Z20022002186216http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83166Dissertação (mestrado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.Esta dissertação é resultado de um trabalho de pesquisa que buscou resgatar historicamente uma experiência de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida pelo PREPESUFSC e gerenciado pelo Departamento de Recursos Humanos - DRH/Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na cidade de Florianópolis - Santa Catarina, no período de 1997 a 2000. Diante deste contexto, a intenção central é apresentar ferramentas da experiência que possa ser utilizada, em sua totalidade ou parcialmente, pela Coordenadoria do Programa no DRH, promovendo oportunidades diversificadas para que todos os servidores técnico-administrativos da UFSC concluam a educação básica sensível com a demanda de servidores com tais carências e constatadas por meios de dados coletados neste período, o DRH sentiu a necessidade premente de reestruturar o referido programa. O PREPESUFSC promove a alfabetização, o ensino fundamental e o nível médio dos servidores técnico-administrativos e seus dependentes. Portanto, a educação é a preocupação institucional da UFSC, com relação à competição institucional e ao desenvolvimento de potencialidades do indivíduo, é que se deve pensar em vantagens, motivação, satisfação, qualidade e capacitação dos servidores, para que as transformações ocorram e não se percam as oportunidades oferecidas pela instituição. Portanto, o servidor ao buscar uma relação trabalho-educação, é evidenciado que existe a necessidade de um sistema de ensino que utilize programas que tenham por base ferramentas mais elaboradas de aplicação no ensino fundamental. Em conclusão, a complementação da educação dos servidores é o desafio institucional para enfrentar a perspectiva da construção solidária e de novos objetivos de vida destes servidores.120 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCAdministraçãoPolítica de recursos humanosEducação de adultosPolítica de recursos humanos para a educação de jovens e adultos em instituições de ensino superior: um estudo de caso do PREPESUFSC (1997-2000)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCAD0476-D.pdfPCAD0476-D.pdfapplication/pdf12485971https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83166/1/PCAD0476-D.pdf341d94b5dea349367a67205c5e4001cbMD51123456789/831662012-10-19 18:31:01.943oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83166Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T21:31:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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