DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIDIGAL, FREDERICO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CAMPOS, LELIA WANDERLEY DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136233
Resumo: Este trabalho se caracterizou como um estudo de caso descritivo e qualitativo e teve como objetivo verificar em que medida o planejamento estratégico desenvolvido por uma universidade pública foi incorporado como prática de gestão pelos órgãos suplementares e administrativos da instituição. Para tanto, foram identificados os instrumentos criados para o planejamento nos órgãos suplementares e administrativo, caracterizados quanto ao seu funcionamento e analisada a ocorrência periódica de implantação desses instrumentos no período analisado. Em termos metodológicos, a coleta de dados utilizou-se do método da entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Na análise das entrevistas, explorou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que nos órgãos pesquisados, a incorporação do planejamento estratégico como prática de gestão ocorreu apenas de maneira parcial, motivada pela falta de recursos humanos, tanto em quantidade como em qualificação, e pelas demandas, principalmente externas, de atendimentos emergenciais. Concluiu-se que, para o planejamento estratégico ser totalmente incorporado na gestão da universidade pública, é necessário que haja um setor técnico e especializado em cada unidade da instituição com a competência de realizar e monitorar a incorporação do planejamento estratégico.
id UFSC_da0eb50052c966fbae8956dfc8507c6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136233
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFGEste trabalho se caracterizou como um estudo de caso descritivo e qualitativo e teve como objetivo verificar em que medida o planejamento estratégico desenvolvido por uma universidade pública foi incorporado como prática de gestão pelos órgãos suplementares e administrativos da instituição. Para tanto, foram identificados os instrumentos criados para o planejamento nos órgãos suplementares e administrativo, caracterizados quanto ao seu funcionamento e analisada a ocorrência periódica de implantação desses instrumentos no período analisado. Em termos metodológicos, a coleta de dados utilizou-se do método da entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Na análise das entrevistas, explorou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que nos órgãos pesquisados, a incorporação do planejamento estratégico como prática de gestão ocorreu apenas de maneira parcial, motivada pela falta de recursos humanos, tanto em quantidade como em qualificação, e pelas demandas, principalmente externas, de atendimentos emergenciais. Concluiu-se que, para o planejamento estratégico ser totalmente incorporado na gestão da universidade pública, é necessário que haja um setor técnico e especializado em cada unidade da instituição com a competência de realizar e monitorar a incorporação do planejamento estratégico.INPEAU/UFSC2015-11-05T12:12:15Z2015-11-05T12:12:15Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136233VIDIGAL, FREDERICOCAMPOS, LELIA WANDERLEY DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T12:12:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136233Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T12:12:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
title DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
spellingShingle DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
VIDIGAL, FREDERICO
title_short DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
title_full DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
title_fullStr DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
title_full_unstemmed DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
title_sort DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À PRÁTICA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA UFG
author VIDIGAL, FREDERICO
author_facet VIDIGAL, FREDERICO
CAMPOS, LELIA WANDERLEY DE
author_role author
author2 CAMPOS, LELIA WANDERLEY DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIDIGAL, FREDERICO
CAMPOS, LELIA WANDERLEY DE
description Este trabalho se caracterizou como um estudo de caso descritivo e qualitativo e teve como objetivo verificar em que medida o planejamento estratégico desenvolvido por uma universidade pública foi incorporado como prática de gestão pelos órgãos suplementares e administrativos da instituição. Para tanto, foram identificados os instrumentos criados para o planejamento nos órgãos suplementares e administrativo, caracterizados quanto ao seu funcionamento e analisada a ocorrência periódica de implantação desses instrumentos no período analisado. Em termos metodológicos, a coleta de dados utilizou-se do método da entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Na análise das entrevistas, explorou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que nos órgãos pesquisados, a incorporação do planejamento estratégico como prática de gestão ocorreu apenas de maneira parcial, motivada pela falta de recursos humanos, tanto em quantidade como em qualificação, e pelas demandas, principalmente externas, de atendimentos emergenciais. Concluiu-se que, para o planejamento estratégico ser totalmente incorporado na gestão da universidade pública, é necessário que haja um setor técnico e especializado em cada unidade da instituição com a competência de realizar e monitorar a incorporação do planejamento estratégico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T12:12:15Z
2015-11-05T12:12:15Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136233
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652241087758336