Os agrupamentos multietários na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Samara Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130401
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_da17e1223256373f474e741cc67cecae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130401
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os agrupamentos multietários na educação infantil.Agrupamentos MultietáriosEducação infantilTeorias de Aprendizagem e DesenvolvimentoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.A presente pesquisa pretendeu aprofundar aspectos teórico-metodológicos para compreensão das formas históricas que a Educação Infantil utiliza para a estruturação dos grupos por faixas. Para realização desse estudo bibliográfico foram utilizados os documentos oficiais sobre Educação Infantil e um conjunto de publicações relacionadas às teorias de aprendizagens sobre o desenvolvimento infantil, sobretudo, os que se referem à teoria histórico-cultural. Esse estudo se estrutura em torno da seguinte indagação: quais os pressupostos teóricos que subsidiaram a estruturação e criação dos agrupamentos multietários nas instituições de Educação Infantil? Pretendeu-se identificar quais as principais indicações nos documentos oficiais da educação para estruturação e composição dos agrupamentos na creche e na pré-escola e quais as principais indicações teóricas que respaldam a estruturação de agrupamentos de diferentes idades na creche e na pré-escola. Para seu desenvolvimento, optou-se pelo estudo bibliográfico de um conjunto de textos que constitui o aporte legal brasileiro; documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação – MEC – e, ainda, de publicações acadêmicas que veiculam aspectos relacionados a teoria histórico cultural. Por intermédio do estudo realizado, observou-se que os documentos oficiais não explicitaram de forma clara a configuração de grupo por idades. Por outro lado, sinaliza em todos os documentos a importância das interações sociais como fundamentais para o desenvolvimento infantil na sua integralidade. Conclui-se que há a necessidade de romper com as práticas educativas homogeneizadoras em detrimento a um novo olhar para educação que respeite de forma efetiva a criança como sujeitos de direitos possibilitando, desta forma, que as mesmas se relacionem com outras crianças de diferentes idades ampliando seu repertório cultural, a partir dessa relação e não somente da relação criança-adulto.Florianópolis, SCWiggers, VerenaUniversidade Federal de Santa CatarinaJoão, Samara Maria2015-03-10T13:43:24Z2015-03-10T13:43:24Z2014-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130401porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-10T13:43:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130401Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-10T13:43:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os agrupamentos multietários na educação infantil.
title Os agrupamentos multietários na educação infantil.
spellingShingle Os agrupamentos multietários na educação infantil.
João, Samara Maria
Agrupamentos Multietários
Educação infantil
Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento
title_short Os agrupamentos multietários na educação infantil.
title_full Os agrupamentos multietários na educação infantil.
title_fullStr Os agrupamentos multietários na educação infantil.
title_full_unstemmed Os agrupamentos multietários na educação infantil.
title_sort Os agrupamentos multietários na educação infantil.
author João, Samara Maria
author_facet João, Samara Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiggers, Verena
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv João, Samara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Agrupamentos Multietários
Educação infantil
Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento
topic Agrupamentos Multietários
Educação infantil
Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-06
2015-03-10T13:43:24Z
2015-03-10T13:43:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130401
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652245154136064