POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moreira, Ana Paula Gomes, Guzzo, Raquel Souza Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo perceber o que dizem educadores sobre a política de agrupamento na Educação Infantil. As políticas educacionais se modificam para o atendimento de uma agenda neoliberal da qual não participam aqueles que cotidianamente trabalham nas escolas. Desta forma as mudanças são operadas sem que seja possível ouví-los. Por isso, conduzimos um processo de escuta e discussões sobre as políticas de agrupamento nas salas de aula de uma escola de Educação Infantil. Utilizamos, como fontes de informação, 95 diários de campo, escritos pelas pesquisadoras cujo conteúdo enfatizava a política de agrupamento. Os diários foram analisados e os resultados apontaram algumas críticas direcionadas à dificuldade do professor em realizar atividades com as crianças em decorrência da pouca formação para lidar com esta nova proposta e sobre o impacto desta política no desenvolvimento das crianças.
id UFU-11_ad9193261b8d3550e0fe18fb7cfa541d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27660
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?Educação Infantilagrupamentos multietáriospsicologia escolarpolíticas públicas.Esta pesquisa teve como objetivo perceber o que dizem educadores sobre a política de agrupamento na Educação Infantil. As políticas educacionais se modificam para o atendimento de uma agenda neoliberal da qual não participam aqueles que cotidianamente trabalham nas escolas. Desta forma as mudanças são operadas sem que seja possível ouví-los. Por isso, conduzimos um processo de escuta e discussões sobre as políticas de agrupamento nas salas de aula de uma escola de Educação Infantil. Utilizamos, como fontes de informação, 95 diários de campo, escritos pelas pesquisadoras cujo conteúdo enfatizava a política de agrupamento. Os diários foram analisados e os resultados apontaram algumas críticas direcionadas à dificuldade do professor em realizar atividades com as crianças em decorrência da pouca formação para lidar com esta nova proposta e sobre o impacto desta política no desenvolvimento das crianças.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 1 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660/15143Mezzalira, Adinete Sousa da CostaMoreira, Ana Paula GomesGuzzo, Raquel Souza Loboinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-22T12:54:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27660Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2014-09-22T12:54:29Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
title POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
spellingShingle POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
Educação Infantil
agrupamentos multietários
psicologia escolar
políticas públicas.
title_short POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
title_full POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
title_fullStr POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
title_full_unstemmed POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
title_sort POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
author Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
author_facet Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
Moreira, Ana Paula Gomes
Guzzo, Raquel Souza Lobo
author_role author
author2 Moreira, Ana Paula Gomes
Guzzo, Raquel Souza Lobo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
Moreira, Ana Paula Gomes
Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
agrupamentos multietários
psicologia escolar
políticas públicas.
topic Educação Infantil
agrupamentos multietários
psicologia escolar
políticas públicas.
description Esta pesquisa teve como objetivo perceber o que dizem educadores sobre a política de agrupamento na Educação Infantil. As políticas educacionais se modificam para o atendimento de uma agenda neoliberal da qual não participam aqueles que cotidianamente trabalham nas escolas. Desta forma as mudanças são operadas sem que seja possível ouví-los. Por isso, conduzimos um processo de escuta e discussões sobre as políticas de agrupamento nas salas de aula de uma escola de Educação Infantil. Utilizamos, como fontes de informação, 95 diários de campo, escritos pelas pesquisadoras cujo conteúdo enfatizava a política de agrupamento. Os diários foram analisados e os resultados apontaram algumas críticas direcionadas à dificuldade do professor em realizar atividades com as crianças em decorrência da pouca formação para lidar com esta nova proposta e sobre o impacto desta política no desenvolvimento das crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27660/15143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 1 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280086470656