Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188487 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_da27c6aacf600c1dd26ddd595df2b54f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188487 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significadosDeficiência, Educação especial, Ensino superior, História de vida, Pensamento simbólico, SujeitoTeseEste estudo traz como temática central a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior. Para tanto, buscou-se compreender as singularidades da trajetória pessoal e aquelas relativas à escolarização de pessoas com deficiência que freqüentaram o ensino superior, identificando suas características e suas específicas necessidades no contexto educativo e acadêmico tomando como universo de referência a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Tal pesquisa apresenta como referenciais teóricos as abordagens histórico-cultural, fundamentada na obra de Lev S. Vigotski, e sistêmica, baseada no pensamento de Humberto Maturana; autores que pensam o mundo e o sujeito numa visão monística, holística e transdisciplinar. Estabelecem um entrelaçamento permanente e contínuo entre o biológico, o social e o cultural ao afirmarem que os seres vivos e o meio não podem ser vistos em separado, mas em constantes interações. A dimensão teórica da pesquisa transcende os pressupostos epistemológicos dessas duas abordagens ao debruçar-se em um estudo acerca das políticas de inclusão no ensino superior. A abordagem metodológica escolhida é de natureza qualitativa, utilizando o método narrativo de histórias de vida. Foram selecionados quatro sujeitos com deficiência que concluíram o ensino médio, ingressaram na Universidade e inseriram-se no mercado de trabalho: um cego, um com visão reduzida e dois surdos. A partir do relato de suas histórias de vida foram construídos quatro eixos que orientaram as análises da pesquisa: processo de escolarização, contexto familiar, inserção profissional e imagem a respeito de si. O princípio básico no momento das análises das histórias de vida foi considerar cada sujeito de maneira individual e singular, mas não perdendo de vista a complexidade e os entrelaçamentos que emergem em decorrência de vários aspectos que fazem parte da trajetória de vida dos sujeitos. Os resultados evidenciam que, para além de qualquer alteração orgânica, é a partir das interações sociais estabelecidas com o outro e com o meio, que o sujeito, influenciado pelos aspectos vivenciados em sua história, educação e cultura, pode romper com seu determinismo biológico. Os apoios recebidos da família ou de alguém mais próximo no decorrer de toda trajetória de vida, a disposição interna de cada um dos sujeitos e o processo de compensação, foram considerados elementos disparadores para reafirmar a tese de que a pessoa com deficiência consegue avançar na escolarização e chegar ao ensino superior, conforme lhe sejam proporcionadas oportunidades de desenvolvimento e os recursos adequados ao seu processo de aprendizagemUFRGS2018-07-20T16:07:57Z2018-07-20T16:07:57Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROSSETTO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2009. 238 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre – RS. 2010. Orientador: Claudio Roberto Baptista.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188487ROSSETTO, Elisabethporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:27:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188487Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:27:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados |
title |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados |
spellingShingle |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados ROSSETTO, Elisabeth Deficiência, Educação especial, Ensino superior, História de vida, Pensamento simbólico, Sujeito |
title_short |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados |
title_full |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados |
title_fullStr |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados |
title_full_unstemmed |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados |
title_sort |
Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados |
author |
ROSSETTO, Elisabeth |
author_facet |
ROSSETTO, Elisabeth |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSSETTO, Elisabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência, Educação especial, Ensino superior, História de vida, Pensamento simbólico, Sujeito |
topic |
Deficiência, Educação especial, Ensino superior, História de vida, Pensamento simbólico, Sujeito |
description |
Tese |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2018-07-20T16:07:57Z 2018-07-20T16:07:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSSETTO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2009. 238 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre – RS. 2010. Orientador: Claudio Roberto Baptista. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188487 |
identifier_str_mv |
ROSSETTO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2009. 238 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre – RS. 2010. Orientador: Claudio Roberto Baptista. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652283222687744 |