DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238 |
Resumo: | Objetivou-se descrever a formação profissional de uma estudante com deficiência visual, a partir da percepção da própria estudante, de seus 22 professores e dos 29 estudantes que constituíam sua sala de aula. Trata-se de um Estudo de Caso em uma Faculdade de Tecnologia. Foram utilizados três questionários compostos por perguntas abertas, dos quais os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e por eixos temáticos. Destaca-se a dificuldade de convivência com a estudante com deficiência visual quanto ao estigma da deficiência, de barreiras arquitetônicas, tecnológica, informacional, pedagógicas, atitudinais e de sua própria trajetória de vida. Na presença desses aspectos, o acesso ao Ensino Superior Tecnológico foi possível, mediante a busca pela estudante com deficiência visual em desenvolver-se, sendo um sujeito ativo na sociedade acadêmica e em seu processo de humanização.Palavras-chave: acesso ao ensino superior; educação; educação especial; educação das pessoas com deficiência.DISABILITY AND TECHNOLOGICAL HIGHER EDUCATION: a study of perceptionsAbstractThe objective was to describe the professional formation of a visually impaired student, from the perception of the student herself, her 22 teachers and the 29 students who constituted her classroom. It is a Case Study at a Faculty of Technology. Three questionnaires composed of open questions were used, from which the obtained data were analyzed through Content Analysis and thematic axes. We highlight the difficulty of living with students with visual impairment regarding the stigma of disability, architectural barriers, technological, informational, pedagogical, attitudinal and their own life trajectory. In the presence of these aspects, access to Technological Higher Education was possible through the search for the visually impaired student to develop, being an active subject in the academic society and its humanization process.Keywords: access to higher education; education; special education; education of the students with disabilities.DISCAPACIDAD Y EDUCACIÓN TECNOLÓGICA SUPERIOR: un studio de percepciones ResumenEl objetivo era describir la formación profesional de una estudiante con discapacidad visual, desde la percepción de la propia estudiante, sus 22 maestros y los 29 estudiantes que constituían su salón de clases. Es un estudio de caso en una facultad de tecnología. Se utilizaron tres cuestionarios compuestos por preguntas abiertas, de los cuales se analizaron los datos obtenidos a través de Análisis de Contenido y ejes temáticos. Destacamos la dificultad de vivir con estudiantes con discapacidad visual en relación con el estigma de la discapacidad, las barreras arquitectónicas, tecnológicas, informativas, pedagógicas, actitudinales y su propia trayectoria de vida. En presencia de estos aspectos, el acceso a la Educación Superior Tecnológica fue posible a través de la búsqueda del estudiante con discapacidad visual para desarrollarse, siendo un sujeto activo en la sociedad académica y su proceso de humanización.Palabras clave: acceso a la educación superior; educación; educación especial; educación de los discapacitados. |
id |
UFMA-5_d8a6d51f6f0cd8f8e8b7ee0af86a1044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12238 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepçõesAcesso ao ensino superiorEducaçãoEducação EspecialEducação das pessoas com deficiênciaInclusão de estudantes com deficiência no Ensino SuperiorObjetivou-se descrever a formação profissional de uma estudante com deficiência visual, a partir da percepção da própria estudante, de seus 22 professores e dos 29 estudantes que constituíam sua sala de aula. Trata-se de um Estudo de Caso em uma Faculdade de Tecnologia. Foram utilizados três questionários compostos por perguntas abertas, dos quais os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e por eixos temáticos. Destaca-se a dificuldade de convivência com a estudante com deficiência visual quanto ao estigma da deficiência, de barreiras arquitetônicas, tecnológica, informacional, pedagógicas, atitudinais e de sua própria trajetória de vida. Na presença desses aspectos, o acesso ao Ensino Superior Tecnológico foi possível, mediante a busca pela estudante com deficiência visual em desenvolver-se, sendo um sujeito ativo na sociedade acadêmica e em seu processo de humanização.Palavras-chave: acesso ao ensino superior; educação; educação especial; educação das pessoas com deficiência.DISABILITY AND TECHNOLOGICAL HIGHER EDUCATION: a study of perceptionsAbstractThe objective was to describe the professional formation of a visually impaired student, from the perception of the student herself, her 22 teachers and the 29 students who constituted her classroom. It is a Case Study at a Faculty of Technology. Three questionnaires composed of open questions were used, from which the obtained data were analyzed through Content Analysis and thematic axes. We highlight the difficulty of living with students with visual impairment regarding the stigma of disability, architectural barriers, technological, informational, pedagogical, attitudinal and their own life trajectory. In the presence of these aspects, access to Technological Higher Education was possible through the search for the visually impaired student to develop, being an active subject in the academic society and its humanization process.Keywords: access to higher education; education; special education; education of the students with disabilities.DISCAPACIDAD Y EDUCACIÓN TECNOLÓGICA SUPERIOR: un studio de percepciones ResumenEl objetivo era describir la formación profesional de una estudiante con discapacidad visual, desde la percepción de la propia estudiante, sus 22 maestros y los 29 estudiantes que constituían su salón de clases. Es un estudio de caso en una facultad de tecnología. Se utilizaron tres cuestionarios compuestos por preguntas abiertas, de los cuales se analizaron los datos obtenidos a través de Análisis de Contenido y ejes temáticos. Destacamos la dificultad de vivir con estudiantes con discapacidad visual en relación con el estigma de la discapacidad, las barreras arquitectónicas, tecnológicas, informativas, pedagógicas, actitudinales y su propia trayectoria de vida. En presencia de estos aspectos, el acceso a la Educación Superior Tecnológica fue posible a través de la búsqueda del estudiante con discapacidad visual para desarrollarse, siendo un sujeto activo en la sociedad académica y su proceso de humanización.Palabras clave: acceso a la educación superior; educación; educación especial; educación de los discapacitados.Universidade Federal do Maranhão2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos de Casoapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1223810.18764/2178-2229.v28n2.202126Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 268-2932178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/9169http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10560http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10561http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10562http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10563http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10564Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessShimite, Amabriane da Silva OliveiraSilva, Nilson Rogério da2021-11-30T22:13:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12238Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:05.919500Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções |
title |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções |
spellingShingle |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções Shimite, Amabriane da Silva Oliveira Acesso ao ensino superior Educação Educação Especial Educação das pessoas com deficiência Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior |
title_short |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções |
title_full |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções |
title_fullStr |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções |
title_full_unstemmed |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções |
title_sort |
DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções |
author |
Shimite, Amabriane da Silva Oliveira |
author_facet |
Shimite, Amabriane da Silva Oliveira Silva, Nilson Rogério da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Nilson Rogério da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shimite, Amabriane da Silva Oliveira Silva, Nilson Rogério da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso ao ensino superior Educação Educação Especial Educação das pessoas com deficiência Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior |
topic |
Acesso ao ensino superior Educação Educação Especial Educação das pessoas com deficiência Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior |
description |
Objetivou-se descrever a formação profissional de uma estudante com deficiência visual, a partir da percepção da própria estudante, de seus 22 professores e dos 29 estudantes que constituíam sua sala de aula. Trata-se de um Estudo de Caso em uma Faculdade de Tecnologia. Foram utilizados três questionários compostos por perguntas abertas, dos quais os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e por eixos temáticos. Destaca-se a dificuldade de convivência com a estudante com deficiência visual quanto ao estigma da deficiência, de barreiras arquitetônicas, tecnológica, informacional, pedagógicas, atitudinais e de sua própria trajetória de vida. Na presença desses aspectos, o acesso ao Ensino Superior Tecnológico foi possível, mediante a busca pela estudante com deficiência visual em desenvolver-se, sendo um sujeito ativo na sociedade acadêmica e em seu processo de humanização.Palavras-chave: acesso ao ensino superior; educação; educação especial; educação das pessoas com deficiência.DISABILITY AND TECHNOLOGICAL HIGHER EDUCATION: a study of perceptionsAbstractThe objective was to describe the professional formation of a visually impaired student, from the perception of the student herself, her 22 teachers and the 29 students who constituted her classroom. It is a Case Study at a Faculty of Technology. Three questionnaires composed of open questions were used, from which the obtained data were analyzed through Content Analysis and thematic axes. We highlight the difficulty of living with students with visual impairment regarding the stigma of disability, architectural barriers, technological, informational, pedagogical, attitudinal and their own life trajectory. In the presence of these aspects, access to Technological Higher Education was possible through the search for the visually impaired student to develop, being an active subject in the academic society and its humanization process.Keywords: access to higher education; education; special education; education of the students with disabilities.DISCAPACIDAD Y EDUCACIÓN TECNOLÓGICA SUPERIOR: un studio de percepciones ResumenEl objetivo era describir la formación profesional de una estudiante con discapacidad visual, desde la percepción de la propia estudiante, sus 22 maestros y los 29 estudiantes que constituían su salón de clases. Es un estudio de caso en una facultad de tecnología. Se utilizaron tres cuestionarios compuestos por preguntas abiertas, de los cuales se analizaron los datos obtenidos a través de Análisis de Contenido y ejes temáticos. Destacamos la dificultad de vivir con estudiantes con discapacidad visual en relación con el estigma de la discapacidad, las barreras arquitectónicas, tecnológicas, informativas, pedagógicas, actitudinales y su propia trayectoria de vida. En presencia de estos aspectos, el acceso a la Educación Superior Tecnológica fue posible a través de la búsqueda del estudiante con discapacidad visual para desarrollarse, siendo un sujeto activo en la sociedad académica y su proceso de humanización.Palabras clave: acceso a la educación superior; educación; educación especial; educación de los discapacitados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudos de Caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238 10.18764/2178-2229.v28n2.202126 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v28n2.202126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/9169 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10560 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10561 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10562 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10563 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12238/10564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 268-293 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879928926208 |