Um problema de VRP: alocação de técnicos em uma empresa de telecomunicações, levando em conta tempos estocásticos e janelas de tempo.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218799 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
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Um problema de VRP: alocação de técnicos em uma empresa de telecomunicações, levando em conta tempos estocásticos e janelas de tempo.Problemas de atribuiçãoAlocação de técnicosVRPTWTempos estocásticosCumprimento de PrazoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de ProduçãoO presente trabalho é um estudo de caso sobre o processo de alocação de técnicos a tarefas em uma empresa de telecomunicações. Criou-se um modelo matemático que representa o processo em questão para um dado período, enquadrando a situação apresentada como pertencendo a um caso de problema de roteirização de veículos com janelas de tempo e tempos estocásticos. Implementou-se tal modelo computacionalmente, com o intuito de realizar uma alocação eficiente das tarefas, de modo a garantir o cumprimento do prazo das mesmas, ao mesmo tempo em que busca-se reduzir os custos operacionais e balancear as horas dedicas à empresa entre os técnicos. Com a aplicação do modelo proposto e a análise dos resutaldos obtidos, foi possível recomendar mudanças no sentido de melhorar o desempenho operacional da empresa. Desta forma foi observado a possibilidade de reduzir o número de técnicos, avaliar o impacto de programas de treinamento, além da realização de um melhor controle em como as tarefas são realizadas.The presente work is a case study about the scheduling process of technicians to service bookings of a telecommunications company. A mathematical model was created in order to represent the referred process, framing the situation as belonging to the family of VRPTWs (Vehicle Routing Problem with Time Windows) with stochastic times. Such a model was implemented via computer with the purpose of building an efficient schedule, guaranteeing that tasks are completed on time, as well as pursuing lower operational costs and a fairer distribution of work hours among technicians. By applying the proposed model and analyzing the subsequent results, it was possible to make some recommendations in order to enhance the company’s performance. So it was observed the possibility of reducing the number of technicians, evaluate the impact of training programs and the realization of a better control of the way in which tasks are executed.Florianópolis, SCMayerle, Sérgio FernandoUniversidade Federal de Santa CatarinaGuidoni, Gustavo2020-12-21T19:01:59Z2020-12-21T19:01:59Z2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218799info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-21T19:02:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218799Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-21T19:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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