O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131782 |
Resumo: | A avaliação da educação é um assunto recorrente em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil. A partir da criação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o MEC – Ministério da Educação e Cultura estabeleceu dez dimensões que devem ser avaliadas na educação superior, entre elas, a da percepção do aluno acerca da qualidade do ensino. Este artigo busca elucidar sobre: A Satisfação do Cliente em Instituições de Ensino Superior, a partir do estudo nas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) em quatro universidades privadas da região Sul do Brasil. A pesquisa visa compreender até que ponto os instrumentos de avaliação aplicados em IES contemplam a complexidade da relação aluno (educando) e universidade (educador)? E quais os seus reflexos na formulação de estratégias organizacionais? Constituem-se como fontes de dados os relatórios elaborados pelas CPAs e as entrevistas realizadas com os coordenadores do setor em cada IES. A avaliação institucional ainda não está arraigada à cultura das Instituições. A baixa adesão a pesquisa e a dificuldade de mensurar adequadamente a satisfação do aluno são alguns dos problemas do processo. Buscar atender os anseios do aluno, satisfazendo suas expectativas, pode ser o prenúncio para a melhoria da qualidade de ensino da universidade. |
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O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORMarketing Educacional – Processos de Avaliação – Satisfação do Consumidor.A avaliação da educação é um assunto recorrente em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil. A partir da criação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o MEC – Ministério da Educação e Cultura estabeleceu dez dimensões que devem ser avaliadas na educação superior, entre elas, a da percepção do aluno acerca da qualidade do ensino. Este artigo busca elucidar sobre: A Satisfação do Cliente em Instituições de Ensino Superior, a partir do estudo nas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) em quatro universidades privadas da região Sul do Brasil. A pesquisa visa compreender até que ponto os instrumentos de avaliação aplicados em IES contemplam a complexidade da relação aluno (educando) e universidade (educador)? E quais os seus reflexos na formulação de estratégias organizacionais? Constituem-se como fontes de dados os relatórios elaborados pelas CPAs e as entrevistas realizadas com os coordenadores do setor em cada IES. A avaliação institucional ainda não está arraigada à cultura das Instituições. A baixa adesão a pesquisa e a dificuldade de mensurar adequadamente a satisfação do aluno são alguns dos problemas do processo. Buscar atender os anseios do aluno, satisfazendo suas expectativas, pode ser o prenúncio para a melhoria da qualidade de ensino da universidade.INPEAU2015-04-07T16:41:43Z2015-04-07T16:41:43Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131782Schwanke, Rúbia BeatrizFroemming, Lurdes Marlene Seideporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-07T16:41:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131782Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-07T16:41:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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