Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Beatriz Scheidt
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196705
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_daa65728c8d75a8c84bb08383e63a828
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196705
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Considerações sobre psicomotricidade na Educação InfantilPsicomotricidadeEducação InfantilcriançaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Neste presente trabalho apresenta-se elementos que subsidiarão algumas questões e considerações a fim de discutir psicomotricidade na educação infantil. Esta pesquisa contou com a contribuição dos autores como Kulmann (1998) e Kramer (2005), para subsidiar a análise sobre as concepções de psicomotricidade. Nesta perspectiva abordase alguns questionamentos sobre os ambientes e brincadeiras a serem propostos para as crianças com a finalidade do desenvolvimento nos aspectos: sociais, cognitivos, afetivos. E ainda, de que maneira propor que a criança enriqueça seu repertório de brincadeiras, fazendo com que ela conheça seu próprio corpo e aprimore sua coordenação motora? Esta pesquisa de estudos baseou-se em procedimentos metodológicos de pesquisas bibliográficas e em uma breve análise documental dos documentos da Constituição Federal, LDBEN e Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.This paper presents elements that will subsidize some questions and considerations in order to discuss psychomotricity in early childhood education. The contribution of the authors like Kulmann (1998) and Kramer (2005), so they can subsidize the analysis on the conceptions of psychomotricity. In this perspective it is approached some questions about the environments and plays to be proposed for the children with the purpose of the development in the aspects: social, cognitive, affective. And, in what way does the child propose to enrich his repertoire of plays, so that he knows his own body and improves his motor coordination? This study was based on a methodological procedures of bibliographical researches and on a brief documentary analysis of the documents of the Federal Constitution, LDBEN and Curricular Guidelines of Early Childhood Education.Florianópolis, SCLaterman, IlanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Beatriz Scheidt2019-06-10T14:43:40Z2019-06-10T14:43:40Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196705porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T14:43:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196705Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-10T14:43:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
title Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
spellingShingle Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
Medeiros, Beatriz Scheidt
Psicomotricidade
Educação Infantil
criança
title_short Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
title_full Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
title_fullStr Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
title_full_unstemmed Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
title_sort Considerações sobre psicomotricidade na Educação Infantil
author Medeiros, Beatriz Scheidt
author_facet Medeiros, Beatriz Scheidt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laterman, Ilana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Beatriz Scheidt
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Educação Infantil
criança
topic Psicomotricidade
Educação Infantil
criança
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19
2019-06-10T14:43:40Z
2019-06-10T14:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196705
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651883453087744