Implicações metodológicas do uso de tecnologias da comunicação e da informação: o caso PROINFO em Dourados-MS
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82740 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Implicações metodológicas do uso de tecnologias da comunicação e da informação: o caso PROINFO em Dourados-MSEngenharia de produçãoTecnologia educacionalEnsinoModelosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em 04 (quatro ) escolas da rede pública de ensino de Dourados-MS, que fazem parte do Projeto PROINFO. O objeto de estudo buscou verificar se as novas tecnologias provocam mudanças no trabalho didático. Para o alcance dos objetivos, foram usados: a experiência da autora, que, como multiplicadora do projeto, acompanhou os trabalhos das escolas-laboratório; relatório; entrevista com o diretor do NTE; e um questionário abordando as questões técnicas e didáticas. Para fundamentar a análise e discutir o atual modelo de ensino, foi feita uma abordagem sobre as principais tendências presentes na prática pedagógica, apontando a emergência de formas alternativas de uso das tecnologias no ensino, de maneira que possamos utilizá-las, visando transformações na prática pedagógica e, sobretudo como recurso que permite a ascensão cultural posta pela sociedade capitalista. Constatou-se, de um lado, a falta de domínio da informática em seu sentido amplo, como recurso que permite a ascensão cultural, e, de outro, a didática arraigada nos modelos tradicionais de ensino incorpora a acepção da tecnologia em seu sentido estrito, técnico-profissional.Florianópolis, SCHoeschl, Hugo CesarUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Enilda2012-10-19T17:54:07Z2012-10-19T17:54:07Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 121 f.| tabs., grafs.application/pdf198456http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82740porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T22:07:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T22:07:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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