Formação em enfermagem pós-declaração de Bolonha na Europa
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229223 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021. |
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Formação em enfermagem pós-declaração de Bolonha na EuropaEnfermagemEducação em enfermagemFormação profissionalEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.Esforços para o fortalecimento das profissões vêm ocorrendo em vários países como uma das formas de resposta ao modelo capitalista vigente. A enfermagem também se move para repensar os seus modelos formativos. O propósito é alcançar uma sólida formação acadêmica, voltada para autonomia profissional, construção crítica e capacidade de produção de ciência e tecnologia. Neste estudo, parte-se da tese de que o Processo de Bolonha contribuiu com a formação em enfermagem na União Europeia. As mudanças propostas modificam o processo de ensino-aprendizagem do cuidado de enfermagem e refletem na construção de novos saberes e fazeres, estimulam a mobilidade e a internacionalização, que resultam na elevada qualificação de enfermeiros, fortalecimento da profissão e plena atenção às necessidades de cuidado em saúde da sociedade. A criação de um espaço supranacional voltado para uma reforma educacional superior como o Tratado de Bolonha é uma iniciativa estratégica e pioneira, sem precedentes na história das políticas educacionais mundiais e que trouxe impactos significativos para a formação superior em enfermagem. Compreender a formação em enfermagem pós-Bolonha proporcionou aprendizagem pela experiência prévia para o Brasil e demais países do Mercosul. O estudo teve por objetivo compreender as contribuições do Processo de Bolonha para a formação em enfermagem. Para uma visão crítico-social da realidade dialética, heterogênea e multifacetada investigada, foi adotado como marco teórico a Teoria do Conhecimento de Paulo Freire, que convida a refletir e a questionar sobre a realidade estudada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, na qual se adotou a entrevista aberta para coleta de dados, ocorridas com seis doutores portugueses, docentes do ensino superior de enfermagem há mais de 20 anos e que vivenciaram as mudanças ocorridas na formação superior em Enfermagem pós-Bolonha. Na seleção dos participantes utilizou-se a técnica snowball. Adotou-se análise de conteúdo e os resultados foram apresentados nos manuscritos: (1) Mobilidade acadêmico-profissional e a internaciona-lização da Enfermagem: contributos do Processo de Bolonha; (2) Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos: mudança de paradigma na formação em Enferma-gem; (3) Reestruturação pedagógica da educação superior em Enfermagem na União Europeia pós-Bolonha; e (4) Expansão da pós-graduação em Enfermagem pós-Bolonha. Concluiu-se que o Processo de Bolonha trouxe diversas contribuições para a formação em Enfermagem na União Europeia. As diretrizes para a harmonização dos sistemas de ensino superior em três ciclos de estudos, a adoção do sistema de créditos transferíveis (ECTS) e o Suplemento ao Diploma promoveram o desenvolvimento científico-cultural da profissão por meio da mobilidade acadêmico-profissional e intensificaram o diálogo entre as nações, que reverberam em práticas sociais e produção de novos conhecimentos. A educação provou ser um caminho para a construção de uma identidade profissional comum, considerada indispensável para o fortalecimento do bloco econômico. A reestruturação pedagógica da formação de Enfermagem fez-se necessária, trazendo uma mudança paradigmática para os processos de ensino-aprendizagem. Bolonha propiciou aos enfermeiros a carreira acadêmica integral, instrumentalizando a enfermagem para sua consolidação disciplinar, científica, autônoma, que deve tomar proveito das mudanças promovidas e buscar fortalecer sua essência científica.Abstract: Efforts to strengthen the professions have been taking place in several countries as one of the ways of responding to the current capitalist model. Nursing also moves to rethink its training models. The purpose is to achieve a solid academic background, focused on professional autonomy, critical construction and production capacity in science and technology. In this study, we start from the thesis that the Bologna Process contributed to nursing education in the European Union. The proposed changes modify the teaching-learning process of nursing care and reflect on the construction of new knowledge and practices, stimulate mobility and internationalization, which result in the high qualification of nurses, strengthening of the profession and full attention to care needs in health of society. The creation of a supranational space aimed at a higher educational reform, such as the Bologna Process, is a strategic and pioneering initiative, unprecedented in the history of world educational policies and which has had significant impacts on higher education in nursing. Understanding post-Bologna nursing education provided learning through previous experience for Brazil and other Mercosur countries. The study aimed to understand the contributions of the Bologna Process to nursing education. For a social-critical view of the dialectical, heterogeneous, and multifaceted reality investigated, Paulo Freire's Theory of Knowledge was adopted as a theoretical framework, which invites reflection and questioning about the studied reality. This is a qualitative, descriptive and exploratory research, in which an open interview was adopted for data collection, carried out with six Portuguese doctors, professors of higher education in nursing for over 20 years and who experienced the changes that occurred in higher education. in Post-Bologna Nursing. In the selection of participants, the snowball technique was used. Content analysis was adopted, and the results led to the following manuscripts: (1) Academic-professional mobility and the internationalization of Nursing: contributions from the Bologna Process; (2) European Credit Accumulation and Transfer System: paradigm shift in nursing education; (3) Pedagogical restructuring of higher education in Nursing in the post-Bologna European Union; and (4) Expansion of post-Bologna postgraduate courses in Nursing. It was concluded that the Bologna Process brought several contributions to Nursing education in the European Union. The guidelines for the harmonization of higher education systems in three cycles of studies, the adoption of the transferable credit system and the diploma supplement promoted the scientific-cultural development of the profession through academic-professional mobility and intensified the dialogue between nations, which reverberate in social practices and production of new knowledge. Education proved to be a way to build a common professional identity, considered essential for the strengthening of the economic bloc. The pedagogical restructuring of Nursing education was necessary, bringing with it a paradigm shift to the teaching-learning processes. Bologna has provided nurses with a full academic career, equipping nursing for its disciplinary, scientific, autonomous consolidation, which should take advantage of the changes promoted and seek to strengthen its scientific essence.Martini, Jussara GueBarbieri-Figueiredo, Maria do CéuUniversidade Federal de Santa CatarinaLino, Murielk Motta2021-10-14T19:30:36Z2021-10-14T19:30:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis112 p.| il.application/pdf372946https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229223porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:30:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:30:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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