O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilene Rodrigues da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158770
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
id UFSC_e53d8023bc23eb2ba70acc038b8c1a81
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158770
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalhoEnfermagemFormação profissionalEnfermagemEnsino profissionalEnfermagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil do egresso do curso Técnico em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal que atuava no Sistema Único de Saúde a partir da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. No aporte teórico utilizaram-se elementos conceituais de Freire, estudos sobre a educação em enfermagem, a educação profissional e o mundo do trabalho em saúde, fontes documentais que regulamentam a Educação Brasileira. Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso naturalístico. Participaram do estudo 20 Técnicos em Enfermagem e seis gerentes de enfermagem. A coleta das informações ocorreu no período de julho a setembro de 2014, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise das informações ocorreu nas várias fases do estudo, utilizando a análise de conteúdo do tipo temática. Os resultados foram organizados em categorias temáticas. A temática intitulada de  Caracterização sociodemográfica dos egressos do curso técnico em enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal buscou caracterizar o perfil dos egressos do curso técnico em enfermagem inseridos no Sistema Único de Saúde. Os egressos, na maioria, eram mulheres jovens com inserção no mercado de trabalho, especialmente no serviço público. Desenvolviam suas atividades em unidades hospitalares, maternidades, unidades de saúde e como docentes. A segunda temática,  Formação profissional de Técnicos em Enfermagem e inserção no mundo do trabalho , revelou os fatores que facilitaram e/ou dificultaram a inserção do egresso no mundo do trabalho e a aplicabilidade do perfil apreendido no curso técnico em enfermagem de uma escola pública. Os egressos construíram durante o seu processo de formação competências e habilidades que constituíram um perfil profissional para se inserir e atuar no mundo do trabalho. Caracterizaram o trabalho do técnico em enfermagem como árduo, devido à carga de trabalho, absenteísmo, salários defasados, acúmulo de escalas, adoecimentos causado pelo trabalho. A terceira temática trata do  Perfil profissional apreendido pelo egresso do curso técnico em enfermagem , que emergiu visando conhecer como o egresso deste curso apreendeu o perfil profissional durante o processo de formação e como os gerentes de enfermagem observaram esta formação na atuação profissional deste egresso. A aprendizagem é apresentada através das temáticas: Relacionamento Interpessoal no cotidiano do trabalho do Técnico em Enfermagem; Características essenciais ao trabalhador da enfermagem; Comportamento ético e postura profissional; O cuidar em enfermagem e a atuação do técnico em enfermagem; Competências e habilidades fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos. O estudo mostrou que conhecimentos adquiridos pelos egressos possibilitaram construir o perfil profissional de técnico em enfermagem e inserir-se no mundo do trabalho. O resultado sustenta a tese de que o perfil do egresso do curso técnico em enfermagem da Escola Enfermagem de Natal corresponde a um perfil profissional com competências e habilidades da profissionalização em enfermagem para o atendimento das necessidades do Sistema Único de Saúde. Traz contribuições para novas reflexões sobre a atualização contínua do processo de formação do técnico em enfermagem desenvolvido nesta Escola e, também, para outras instituições de ensino e a pesquisadores da temática, na busca de uma formação profissional em nível técnico de qualidade.<br>Abstract : The present study had as general goal to know the profile of the egress of the nursing technician course of the Escola de Enfermagem de Natal which acted in the Sistema Único de Saúde from the implementation of Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. For the theoretical basis were used conceptual elements of Freire, studies about the education in nursing, the professional education and the labor world in health, documental sources which regulate the Brazilian Education. Research qualitative, of case study naturalistic type. The study included 20 Nursing Technicians and six nursing managers. The collection of informations took place between July and September of 2014, gathered through semi-structured interviews. The analysis of informations occurred in the various phases of study, using the content analysis of the thematic type. The results were organized into thematic categories. The thematic entitled  Sociodemographic characterization of egress of the nursing technician course of Escola de Enfermagem de Natal sought to characterize the profile of egress of the nursing technician course of Escola de Enfermagem de Natal of Universidade Federal do Rio Grande do Norte inserted in Sistema Único de Saúde in public and private natures institutions. The egress, in most, were young women with insertion into labor Market, especially in the public service. Developed its activities in hospital unities, maternities, basic and mixed health unities and as teachers. The second thematic,  Professional formation of nursing technicians and insertion into labor work , revealed factors that facilitated and/or hampered the insertion of egress into the labor work and the applicability of the seized profile in the nursing technician course of a public school. The egress built during their process of formation skills and abilities that constitute a professional profile to insert themselves and act in the labor world. They characterize the work of the nursing technician as hard because of the workload, absenteeism, outdated wages, accumulation of scales, illnesses caused by work. The third thematic deals with  Professional profile seized by the egress of the nursing technician course , which emerge aiming to know how the egress of this course seized the professional profile during the formation process and how the nursing managers observed this formation in professional performance of this egress in the labor work. The learning is presented through the thematics: Interpersonal Relationship in the daily work of the Nursing Technician; Essential characteristics of the nursing workers; Ethical behavior and professional posture; The care in nursing and the performance of the nursing technician; Skills and abilities based on the techno-scientific knowledge. The study showed that theoretical and practical knowledge acquired by the egress during the course made possible to construct the professional profile of the technician in nursing and its entering in the labor world. The result supports the thesis that the profile of the egress of the nursing technical course of Escola de Enfermagem de Natal corresponds to a professional profile with skills and abilities of professionalization in nursing to meet the needs of the Sistema Único de Saúde. The research brings contributions to new reflections on the continuous updating of technical formation process in nursing developed at Escola and, also, for others educational institutions and researchers of the thematic, in search of a quality professional formation at a technical level.Reibnitz, Kenya SchmidtUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Edilene Rodrigues da2016-02-09T03:01:46Z2016-02-09T03:01:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis221 p.| il., grafs., tabs.application/pdf337080https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158770porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-09T03:01:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158770Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-09T03:01:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
title O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
spellingShingle O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
Silva, Edilene Rodrigues da
Enfermagem
Formação profissional
Enfermagem
Ensino profissional
Enfermagem
title_short O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
title_full O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
title_fullStr O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
title_full_unstemmed O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
title_sort O egresso do curso técnico em enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho
author Silva, Edilene Rodrigues da
author_facet Silva, Edilene Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reibnitz, Kenya Schmidt
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edilene Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Formação profissional
Enfermagem
Ensino profissional
Enfermagem
topic Enfermagem
Formação profissional
Enfermagem
Ensino profissional
Enfermagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:01:46Z
2016-02-09T03:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337080
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158770
identifier_str_mv 337080
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652311164092416