Estudo do controle de acesso em rodovias através de um modelo de inserção para simuladores microscópicos de tráfego
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89411 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSousa, João PauloKraus Junior, Werner2012-10-22T20:35:57Z2012-10-22T20:35:57Z20062006233943http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89411Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.As rodovias próximas aos centros urbanos caracterizam-se por um fluxo intenso e um número relativamente grande de acessos laterais para a entrada e saída de veículos. Nos momentos de pico, algumas regiões próximas a esses acessos tornam-se congestionadas, pois o fluxo de veículos que sai do trecho de rodovia que possui o acesso é menor do que a capacidade desse trecho. Esse congestionamento ocorre em virtude de dois motivos: restrição física da capacidade da rodovia e restrição temporária em razão da dinâmica do tráfego. A restrição temporária em virtude da dinâmica do tráfego pode ser evitada com o uso do controle do tráfego de veículos em rodovias por meio do controle de acesso (ramp metering), que faz o fluxo de veículos na rodovia atingir o seu valor ótimo. Esta dissertação apresenta um estudo do controle de acesso em rodovias. Com base na análise de deficiências do comportamento de um simulador microscópico comercial, é feita a proposição de um modelo microscópico de simulação capaz de representar o fenômeno da redução dinâmica de capacidade. Usando como ferramenta o modelo de simulação proposto, é estudada a aplicação do algoritmo ALINEA em diferentes situações de entrada de veículos em rodovia de pista simples. Os resultados da simulação indicam que o controle de acesso em rodovias pode evitar ou amenizar o fenômeno da redução dinâmica da capacidade.xii, 83 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia eletricaEngenharia de tráfegoRodoviasTransito -FluxoTransito -CongestionamentoSimulação por computadorEstudo do controle de acesso em rodovias através de um modelo de inserção para simuladores microscópicos de tráfegoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL233943.pdfapplication/pdf1960879https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89411/1/233943.pdf65dd5362840d64bef5c984ccf4777045MD51TEXT233943.pdf.txt233943.pdf.txtExtracted Texttext/plain159949https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89411/2/233943.pdf.txt55d31a1f5f00a54fb0acd498b5f8d9b5MD52THUMBNAIL233943.pdf.jpg233943.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89411/3/233943.pdf.jpg930dbc86c0a350e8b3a506ee60e448acMD53123456789/894112013-05-04 14:03:55.384oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89411Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:03:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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