Conhecimentos para o ensino do kitesurf: percepção dos instrutores de Florianópolis, SC, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iha, Tayná
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181622
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
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spelling Conhecimentos para o ensino do kitesurf: percepção dos instrutores de Florianópolis, SC, BrasilEsporte de AventuraTreinador EsportivoFormação ProfissionalTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.O kitesurf é um esporte de aventura caracterizado pela prática na natureza e pela presença de riscos e incertezas, essas características demandam do instrutor diversos conhecimentos para o ensino da modalidade. Apesar das investigações a respeito dos conhecimentos do treinador esportivo e do crescimento do kitesurf no Brasil e no mundo, ainda pouco se sabe sobre quais são esses conhecimentos para o ensino desse esporte, assim o objetivo desse estudo é verificar a percepção de instrutores de kitesurf que atuam em Florianópolis a respeito dos conhecimentos necessários para o ensino da modalidade. Esse estudo se caracteriza como descritivo de abordagem qualitativa. A seleção dos participantes foi por amostragem completa, que incluiu quatro instrutores que atuaram em Florianópolis na última temporada de primavera/verão de 2016/2017. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas com questões abertas e entrevistas semiestruturadas com temas geradores. A análise dos dados deu-se por meio da técnica de análise temática, do tipo dedutiva. Os resultados encontrados foram que os instrutores percebem como importantes os três tipos de conhecimento (profissional, interpessoal, intrapessoal). Como fonte destes conhecimentos as mais destacadas foram as de contextos informais. Assim, conclui-se que os três tipos de conhecimento merecem igual importância, assim como as fontes advindas de contextos informais. Sugere-se os novos instrutores busquem pelos três tipos de conhecimento ao longo da sua formação, que valorizem as aprendizagens em contextos informais, entretanto que se engajem também nas aprendizagens em contextos não-formais e formais. Assim, sugere-se também que as entidades responsáveis pela formação nos diferentes contextos passem a valorizar a prática profissional e adote momentos de reflexões entre os instrutores em seu curso, já que esta foi apresentada como uma boa forma de evolução dentro do ensino.Kiteboarding is an adventure sport characterized by being practiced in nature and by the presence of risks and uncertainties, in which demand diverse knowledge from the instructor for its teaching. Despite recent investigations regarding sports coaches’ knowledge and the growth of kiteboarding in Brazil and worldwide, little is known about what these knowledge are. Therefore, the purpose of this study is to verify the perception of kiteboarding instructors who work in Florianópolis - Brazil about the necessary knowledge for teaching this sport. This is a descriptive study conducted through a qualitative approach. Participants were selected by complete sampling, which included four instructors who worked in Florianópolis in the last spring / summer season of 2016/2017. Data collection was performed through structured interviews with open questions and semi-structured interviews with generating themes. Data analysis was conducted through deductive thematic analysis. The results indicated that the instructors perceived as important the three types of knowledge (professional, interpersonal, and intrapersonal). As the primary source for acquiring these knowledge, informal contexts were highlighted. Therefore, the three types of knowledge deserve equal importance, as well as sources from informal contexts. It is suggested that the new instructors seek the three types of knowledge throughout their training, as well as valuing learning in informal. However, engagement in non-formal and formal contexts it is also important for their development. Thus, it is also suggested that the entities responsible for training in different contexts should start to value professional practice and adopt moments of reflection among the instructors in their course, since this was presented as a good method of development within teaching.Florianópolis, SCMilistetd, MichelBrasil, Vinicius ZeilmannUniversidade Federal de Santa Catarina.Iha, Tayná2017-12-05T17:03:50Z2017-12-05T17:03:50Z2017-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181622porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T17:03:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T17:03:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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