A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26036 |
Resumo: | Ao apresentar a abordagem integradora e interdisciplinar da prática pedagógica do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC, busca-se dar visibilidade à sua contribuição ao processo de democratização do fazer pedagógico, atendendo parte do compromisso social que a universidade tem para com a sociedade. A reflexão deste estudo centra-se na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino do Centro de Educação a Distância, que hoje possui o apoio da Universidade Aberta do Brasil, Programa do Ministério da Educação e Cultura e da CAPES (UAB/MEC). Mediada pelas tecnologias digitais e concepção históricocultural, os procedimentos operacionais do Estágio curricular e da Prática como Componente Curricular interagem com disciplinas de conteúdos e metodologias, buscando democratizar o aprendizado e construindo uma prática pedagógica reflexiva, articulando teoria a prática. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores na perspectiva inclusiva, democrática e emancipatória de formação e profissionalização do docente. Nesse contexto, é apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio curricular em um espaço educativo hospitalar. A cegueira física não foi impedimento para construir seus saberes pedagógicos no processo de profissionalização e identidade docente. |
id |
UFSC_dcd01668f845b202d5536be63d7248ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26036 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICOAo apresentar a abordagem integradora e interdisciplinar da prática pedagógica do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC, busca-se dar visibilidade à sua contribuição ao processo de democratização do fazer pedagógico, atendendo parte do compromisso social que a universidade tem para com a sociedade. A reflexão deste estudo centra-se na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino do Centro de Educação a Distância, que hoje possui o apoio da Universidade Aberta do Brasil, Programa do Ministério da Educação e Cultura e da CAPES (UAB/MEC). Mediada pelas tecnologias digitais e concepção históricocultural, os procedimentos operacionais do Estágio curricular e da Prática como Componente Curricular interagem com disciplinas de conteúdos e metodologias, buscando democratizar o aprendizado e construindo uma prática pedagógica reflexiva, articulando teoria a prática. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores na perspectiva inclusiva, democrática e emancipatória de formação e profissionalização do docente. Nesse contexto, é apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio curricular em um espaço educativo hospitalar. A cegueira física não foi impedimento para construir seus saberes pedagógicos no processo de profissionalização e identidade docente.INPEAU2012-09-19T20:00:12Z2012-09-19T20:00:12Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26036Pandini, Carmen Maria CiprianeUnglaub, Tânia Regina Da Rochaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:39:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26036Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:39:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO |
title |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO Pandini, Carmen Maria Cipriane |
title_short |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO |
title_full |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO |
title_sort |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO |
author |
Pandini, Carmen Maria Cipriane |
author_facet |
Pandini, Carmen Maria Cipriane Unglaub, Tânia Regina Da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Unglaub, Tânia Regina Da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pandini, Carmen Maria Cipriane Unglaub, Tânia Regina Da Rocha |
description |
Ao apresentar a abordagem integradora e interdisciplinar da prática pedagógica do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC, busca-se dar visibilidade à sua contribuição ao processo de democratização do fazer pedagógico, atendendo parte do compromisso social que a universidade tem para com a sociedade. A reflexão deste estudo centra-se na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino do Centro de Educação a Distância, que hoje possui o apoio da Universidade Aberta do Brasil, Programa do Ministério da Educação e Cultura e da CAPES (UAB/MEC). Mediada pelas tecnologias digitais e concepção históricocultural, os procedimentos operacionais do Estágio curricular e da Prática como Componente Curricular interagem com disciplinas de conteúdos e metodologias, buscando democratizar o aprendizado e construindo uma prática pedagógica reflexiva, articulando teoria a prática. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores na perspectiva inclusiva, democrática e emancipatória de formação e profissionalização do docente. Nesse contexto, é apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio curricular em um espaço educativo hospitalar. A cegueira física não foi impedimento para construir seus saberes pedagógicos no processo de profissionalização e identidade docente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-19T20:00:12Z 2012-09-19T20:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26036 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652032972685312 |