Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_dd1409d417b80d09579cc242fbe20638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82345 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Ana Angélica Matos RochaRodriguez Martins, Alejandro2012-10-19T14:13:00Z2012-10-19T14:13:00Z20022002192008http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo de caráter exploratório-descritivo teve como objetivo analisar o uso da Televisão na escola como ferramenta pedagógica, e sua contribuição para a formação de professores da rede pública estadual e municipal da região de Feira de Santana/Bahia. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, composto de quatro blocos de questões, analisadas em várias dimensões, confirmando os objetivos e hipóteses levantadas, uma vez que os dados encontrados evidenciam a possibilidade de utilização dessa tecnologia como alternativa pedagógica para a formação de professores. Os resultados, por sua vez, mostram um número significativo de professores que necessitam de uma formação em serviço, tendo em vista que apenas 8,4% dos que fizeram parte deste estudo possuem nível superior. Diante dessas constatações, recomenda-se a oferta de cursos que atendam à demanda evidenciada e integrem as tecnologias, em especial, a Televisão. Sugere-se, também, a formação de núcleos de estudos em Educação a Distância, que aprofundem o assunto e busquem respostas que contribuam para o enfrentamento das demandas do contexto atual.145 f.| il., tabs., grafs., mapasporFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoTecnologia educacionalEspaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS2277-D.pdfPEPS2277-D.pdfapplication/pdf41619333https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82345/1/PEPS2277-D.pdf79703bf8e37b6fc197edb0207faa1727MD51123456789/823452012-10-19 11:13:00.888oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82345Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T14:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
title |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
spellingShingle |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Tecnologia educacional |
title_short |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
title_full |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
title_fullStr |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
title_sort |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
author |
Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha |
author_facet |
Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro |
contributor_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-19T14:13:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-19T14:13:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
192008 |
identifier_str_mv |
192008 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
145 f.| il., tabs., grafs., mapas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82345/1/PEPS2277-D.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79703bf8e37b6fc197edb0207faa1727 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805216415449088 |