Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_dd1409d417b80d09579cc242fbe20638
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82345
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Ana Angélica Matos RochaRodriguez Martins, Alejandro2012-10-19T14:13:00Z2012-10-19T14:13:00Z20022002192008http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo de caráter exploratório-descritivo teve como objetivo analisar o uso da Televisão na escola como ferramenta pedagógica, e sua contribuição para a formação de professores da rede pública estadual e municipal da região de Feira de Santana/Bahia. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, composto de quatro blocos de questões, analisadas em várias dimensões, confirmando os objetivos e hipóteses levantadas, uma vez que os dados encontrados evidenciam a possibilidade de utilização dessa tecnologia como alternativa pedagógica para a formação de professores. Os resultados, por sua vez, mostram um número significativo de professores que necessitam de uma formação em serviço, tendo em vista que apenas 8,4% dos que fizeram parte deste estudo possuem nível superior. Diante dessas constatações, recomenda-se a oferta de cursos que atendam à demanda evidenciada e integrem as tecnologias, em especial, a Televisão. Sugere-se, também, a formação de núcleos de estudos em Educação a Distância, que aprofundem o assunto e busquem respostas que contribuam para o enfrentamento das demandas do contexto atual.145 f.| il., tabs., grafs., mapasporFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoTecnologia educacionalEspaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS2277-D.pdfPEPS2277-D.pdfapplication/pdf41619333https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82345/1/PEPS2277-D.pdf79703bf8e37b6fc197edb0207faa1727MD51123456789/823452012-10-19 11:13:00.888oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82345Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T14:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
title Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
spellingShingle Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
title_short Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
title_full Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
title_fullStr Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
title_full_unstemmed Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
title_sort Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores
author Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha
author_facet Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
contributor_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T14:13:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T14:13:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 192008
identifier_str_mv 192008
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f.| il., tabs., grafs., mapas
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82345/1/PEPS2277-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79703bf8e37b6fc197edb0207faa1727
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805216415449088