A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310 |
Resumo: | O presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos, é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem co-produtores dos conhecimentos da academia. |
id |
UFSC_dd31205759bc1255fe4f77be333c8d7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199310 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIAMulheresciênciaensino fundamentalO presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos, é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem co-produtores dos conhecimentos da academia.2019-07-26T17:31:14Z2019-07-26T17:31:14Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310GONÇALVES, Carla Amorim NevesALVES, Amanda Cristina Dos Santos CostaSILVA, Cátia Simone Ramos daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:31:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:31:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
title |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
spellingShingle |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA GONÇALVES, Carla Amorim Neves Mulheres ciência ensino fundamental |
title_short |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
title_full |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
title_fullStr |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
title_sort |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
author |
GONÇALVES, Carla Amorim Neves |
author_facet |
GONÇALVES, Carla Amorim Neves ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa SILVA, Cátia Simone Ramos da |
author_role |
author |
author2 |
ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa SILVA, Cátia Simone Ramos da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Carla Amorim Neves ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa SILVA, Cátia Simone Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres ciência ensino fundamental |
topic |
Mulheres ciência ensino fundamental |
description |
O presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos, é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem co-produtores dos conhecimentos da academia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T17:31:14Z 2019-07-26T17:31:14Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652075802820608 |