A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Carla Amorim Neves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa, SILVA, Cátia Simone Ramos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310
Resumo: O presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos, é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem co-produtores dos conhecimentos da academia.
id UFSC_dd31205759bc1255fe4f77be333c8d7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199310
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIAMulheresciênciaensino fundamentalO presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos, é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem co-produtores dos conhecimentos da academia.2019-07-26T17:31:14Z2019-07-26T17:31:14Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310GONÇALVES, Carla Amorim NevesALVES, Amanda Cristina Dos Santos CostaSILVA, Cátia Simone Ramos daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:31:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:31:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
title A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
spellingShingle A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
GONÇALVES, Carla Amorim Neves
Mulheres
ciência
ensino fundamental
title_short A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
title_full A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
title_fullStr A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
title_full_unstemmed A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
title_sort A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
author GONÇALVES, Carla Amorim Neves
author_facet GONÇALVES, Carla Amorim Neves
ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa
SILVA, Cátia Simone Ramos da
author_role author
author2 ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa
SILVA, Cátia Simone Ramos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Carla Amorim Neves
ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa
SILVA, Cátia Simone Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
ciência
ensino fundamental
topic Mulheres
ciência
ensino fundamental
description O presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos, é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem co-produtores dos conhecimentos da academia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T17:31:14Z
2019-07-26T17:31:14Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652075802820608