A inserção do ensino de direito constitucional no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deodato, Luana Manuelle Tomaz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Sophia Fernandes dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26531
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a inserção do Direito Constitucional como disciplina obrigatória na educação básica brasileira, visando debater como a cidadania dentro da dimensão escolar pode contribuir para ampliar a participação cidadã e política, propiciando a construção coletiva da sociedade. Esta pesquisa é descritiva e exploratória, e o tipo de metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se a revisão bibliográfica sobre assuntos como Direito Constitucional, educação na Constituição Federal de 1988 e o ensino de Direito, além de pesquisa documental sobre leis em tramitação no Congresso Nacional. Os resultados mostraram que o ensino desta matéria constitucional se torna um pilar que vai garantir o conhecimento dos direitos e deveres do indivíduo, transformando-o em um cidadão cumpridor das leis e dos direitos políticos para a concretização da cidadania.
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