O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18921 |
id |
UFSC_dda235021720e610b9fcb25488ebc64b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204820 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950Saber profissionalMatemática a ensinarMatemática para ensinarEscola NormalDisponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18921O texto analisa um caderno de normalista elaborado na década de 1950, junto do estudo de um manual pedagógico de referência na formação de professores. A questão norteadora é dada por: Que apropriações são realizadas dos manuais, que referenciam cursos de formação, incorporadas no texto do caderno de normalista, de modo a constituírem elementos de um saber profissional do professor para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares? Na análise, utilizam-se ferramentas teórico-metodológicas integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como estudos vindos da História Cultural. São mobilizadas categorias como matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados apontam para elementos do saber profissional do professor que ensina matemática, presentes no caderno, e que estão ligados a uma pedagogia da matemática, entendida como conjunto de orientações amplas aos professores. A partir dessa formação, o futuro docente, em sua prática pedagógica, deveria elaborar saberes para aplicá-los aos conteúdos de ensino da aritmética.Educação em Questão2020-03-13T17:59:06Z2020-03-13T17:59:06Z2020-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, B. L. ; VALENTE, W. R. . O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020.1981-1802https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820Giusti, Bruna Lima RamosValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T17:59:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204820Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-13T17:59:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 |
title |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 |
spellingShingle |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 Giusti, Bruna Lima Ramos Saber profissional Matemática a ensinar Matemática para ensinar Escola Normal |
title_short |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 |
title_full |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 |
title_fullStr |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 |
title_full_unstemmed |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 |
title_sort |
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950 |
author |
Giusti, Bruna Lima Ramos |
author_facet |
Giusti, Bruna Lima Ramos Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Wagner Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giusti, Bruna Lima Ramos Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber profissional Matemática a ensinar Matemática para ensinar Escola Normal |
topic |
Saber profissional Matemática a ensinar Matemática para ensinar Escola Normal |
description |
Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18921 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13T17:59:06Z 2020-03-13T17:59:06Z 2020-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, B. L. ; VALENTE, W. R. . O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020. 1981-1802 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820 |
identifier_str_mv |
RAMOS, B. L. ; VALENTE, W. R. . O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020. 1981-1802 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Questão |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Questão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652386129936384 |