O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giusti, Bruna Lima Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820
Resumo: Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18921
id UFSC_dda235021720e610b9fcb25488ebc64b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204820
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950Saber profissionalMatemática a ensinarMatemática para ensinarEscola NormalDisponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18921O texto analisa um caderno de normalista elaborado na década de 1950, junto do estudo de um manual pedagógico de referência na formação de professores. A questão norteadora é dada por: Que apropriações são realizadas dos manuais, que referenciam cursos de formação, incorporadas no texto do caderno de normalista, de modo a constituírem elementos de um saber profissional do professor para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares? Na análise, utilizam-se ferramentas teórico-metodológicas integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como estudos vindos da História Cultural. São mobilizadas categorias como matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados apontam para elementos do saber profissional do professor que ensina matemática, presentes no caderno, e que estão ligados a uma pedagogia da matemática, entendida como conjunto de orientações amplas aos professores. A partir dessa formação, o futuro docente, em sua prática pedagógica, deveria elaborar saberes para aplicá-los aos conteúdos de ensino da aritmética.Educação em Questão2020-03-13T17:59:06Z2020-03-13T17:59:06Z2020-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, B. L. ; VALENTE, W. R. . O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020.1981-1802https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820Giusti, Bruna Lima RamosValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T17:59:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204820Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-13T17:59:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
title O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
spellingShingle O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
Giusti, Bruna Lima Ramos
Saber profissional
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Escola Normal
title_short O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
title_full O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
title_fullStr O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
title_full_unstemmed O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
title_sort O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
author Giusti, Bruna Lima Ramos
author_facet Giusti, Bruna Lima Ramos
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giusti, Bruna Lima Ramos
Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Saber profissional
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Escola Normal
topic Saber profissional
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Escola Normal
description Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18921
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13T17:59:06Z
2020-03-13T17:59:06Z
2020-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, B. L. ; VALENTE, W. R. . O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020.
1981-1802
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820
identifier_str_mv RAMOS, B. L. ; VALENTE, W. R. . O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020.
1981-1802
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Questão
publisher.none.fl_str_mv Educação em Questão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652386129936384