A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuchi, Ivanete
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102893
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_ddc8acbe85bb073a29c8dbe5bd456bc5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102893
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacionalEngenharia de produçãoCalculoEstudo e ensinoAprendizagemSistemas tutoriais inteligentesEnsino auxiliado por computadorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.As dificuldades relativas ao ensino e aprendizagem do cálculo são, freqüentemente, objetos de pesquisa em nível nacional e internacional. Estas pesquisas abordam o problema sob diversas perspectivas e em vários contextos, oferecendo elementos que permitam a análise das dificuldades detectadas. Este trabalho parte das premissas que há um obstáculo no processo de ensino-aprendizagem do conceito de limite e o desenvolvimento de uma nova metodologia pode contribuir de maneira significativa no conteúdo em questão. Com esse entendimento, o presente trabalho visa realizar um estudo sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem do conceito de limite e propor alternativas para minimizá-las. Estas alternativas envolvem a integração de duas áreas: a Didática da Matemática e a Inteligência Artificial (IA). A Teoria das Situações, proposta por Brousseau, foi o referencial teórico da concepção e aplicação de uma seqüência didática do conceito de limite. Essa seqüência foi desenvolvida, inicialmente, no ambiente lápis e papel e após num ambiente informatizado utilizando-se os recursos da Inteligência Artificial. O uso dos recursos da IA na educação possibilitou o desenvolvimento de pesquisas dedicadas aos Sistemas Tutoriais Inteligentes. Um dos objetivos desses tutoriais é criar condições favoráveis à construção, pelo aluno, de conhecimentos aceitáveis referentes a um objeto de ensino, assegurando-lhe feedback permanente. Desenvolver uma seqüência didática em um sistema tutorial inteligente constitui uma ferramenta, em potencial, para o ensino-aprendizagem do conceito de limite. O diferencial introduzido na metodologia aqui proposta é a conexão do conceito de limite sob a ótica da aproximação e cinemática que pode ser realizada através dos recursos do sistema tutorial inteligente e ou até mesmo numa seqüência didática no ambiente lápis e papel. As seqüências didáticas foram aplicadas em turmas do Centro Tecnológico da Universidade Estadual de Santa Catarina. Com os resultados obtidos nas experimentações realizadas foi possível identificar as contribuições desse trabalho no processo de ensino e aprendizagem do conceito de limite.Florianópolis, SCGonçalves, Mirian BussCarvalho, Neri Terezinha BothUniversidade Federal de Santa CatarinaZuchi, Ivanete2013-07-16T02:14:09Z2013-07-16T02:14:09Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis254 f.| il., grafs.application/pdf223452http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102893porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:23:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102893Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:23:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
title A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
spellingShingle A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
Zuchi, Ivanete
Engenharia de produção
Calculo
Estudo e ensino
Aprendizagem
Sistemas tutoriais inteligentes
Ensino auxiliado por computador
title_short A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
title_full A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
title_fullStr A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
title_full_unstemmed A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
title_sort A abordagem do conceito de limite via sequência didática: do ambiente lápis papel ao ambiente computacional
author Zuchi, Ivanete
author_facet Zuchi, Ivanete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Mirian Buss
Carvalho, Neri Terezinha Both
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuchi, Ivanete
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Calculo
Estudo e ensino
Aprendizagem
Sistemas tutoriais inteligentes
Ensino auxiliado por computador
topic Engenharia de produção
Calculo
Estudo e ensino
Aprendizagem
Sistemas tutoriais inteligentes
Ensino auxiliado por computador
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T02:14:09Z
2013-07-16T02:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 223452
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102893
identifier_str_mv 223452
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 254 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652417307246592