Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pos-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_ddccaf448df2f794a018ec5a8b306a43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88195 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formaçãoPsicologiaTerapeutaFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pos-Graduação em Psicologia.As organizações de ensino superior tradicionalmente planejam a formação dos novos profissionais por meio das informações ou conteúdos disponíveis em relação a cada campo de atuação. Ao considerar as descobertas feitas por cientistas que trabalham com Análise Experimental do Comportamento em relação ao fenômeno comportamento e em relação aos processos de ensinar e aprender é possível incluir no planejamento do ensino a capacidade de atuar específica de cada profissão. Isso implica em mudanças em relação ao papel do conhecimento existente e disponível sobre cada área de conhecimento e campo de atuação. Ao invés de "um fim em si mesmo", o conhecimento existente passa a ser um insumo que possibilita a descoberta do que cada profissional precisa estar capacitado a fazer em relação à realidade com a qual se defronta. Por meio de um processo de derivação e decomposição de comportamentos Kubo e Botomé (2003) descobriram classes de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação profissional de um psicólogo em relação a três tipos de atuação profissional (pesquisa, ensino e intervenção direta). Tomando a proposta dos autores como ponto de partida foi possível descobrir classes de comportamentos que caracterizam a atuação profissional de um psicólogo que trabalha no sub campo de atuação denominado terapia comportamental. Partindo da cadeia básica composta por seis classes gerais de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação do terapeuta comportamental foram decompostos duzentos e vinte quatro comportamentos que compõem a cadeia de comportamentos desse profissional. Para cada subclasse de comportamentos da cadeia básica a pergunta orientadora para a decomposição foi "o que o profissional precisa estar apto a fazer para conseguir realizar esse comportamento?". A resposta a essa pergunta revelou, além das aprendizagens intermediárias, as subclasses mais específicas que compõem a classe de comportamentos mais geral. Depois de decompostas, as subclasses de comportamentos foram organizadas conforme critérios de seqüência de realização e de pré-requisitos de aprendizagem. A proposta de uma cadeia de comportamentos que caracterizam a atuação profissional do terapeuta comportamental pode ser considerada uma contribuição para a formação e para a atuação desses profissionais. Ao identificar "o que" o profissional precisa estar capacitado a fazer ao atuar, o ensino pode ser planejado de forma que atenda às necessidades da sociedade, sendo orientado não apenas pelo mercado de trabalho, mas pelo campo de atuação profissional (pelas possibilidades de atuação que podem ser criadas). Além disso, conceber a atuação do terapeuta comportamental levando em consideração os comportamentos que caracterizam esse tipo de atuação traz como decorrência a possibilidade de atuação em diferentes níveis ou âmbitos. Geralmente o trabalho do psicólogo (principalmente em contexto clínico, como é o caso do terapeuta comportamental) é caracterizado pela intervenção em um meio em que já estão instalados processos comportamentais "problemáticos" e isso acarreta uma limitada percepção, compreensão e possibilidades de atuação. A proposta de uma cadeia de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação profissional do terapeuta comportamental favorece que ele inclua em seu trabalho outros valores de variáveis que determinam processos comportamentais, aumentando a abrangência e significado do trabalho não só para o profissional, mas também e, principalmente, para a sociedade.Florianópolis, SCBotome, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaMattana, Paula Elisa2012-10-22T06:28:19Z2012-10-22T06:28:19Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209663http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T23:25:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88195Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T23:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação |
title |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação |
spellingShingle |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação Mattana, Paula Elisa Psicologia Terapeuta Formação profissional |
title_short |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação |
title_full |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação |
title_fullStr |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação |
title_full_unstemmed |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação |
title_sort |
Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação |
author |
Mattana, Paula Elisa |
author_facet |
Mattana, Paula Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Botome, Silvio Paulo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattana, Paula Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Terapeuta Formação profissional |
topic |
Psicologia Terapeuta Formação profissional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pos-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T06:28:19Z 2012-10-22T06:28:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
209663 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195 |
identifier_str_mv |
209663 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652289207959552 |