Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattana, Paula Elisa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pos-Graduação em Psicologia.
id UFSC_ddccaf448df2f794a018ec5a8b306a43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88195
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formaçãoPsicologiaTerapeutaFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pos-Graduação em Psicologia.As organizações de ensino superior tradicionalmente planejam a formação dos novos profissionais por meio das informações ou conteúdos disponíveis em relação a cada campo de atuação. Ao considerar as descobertas feitas por cientistas que trabalham com Análise Experimental do Comportamento em relação ao fenômeno comportamento e em relação aos processos de ensinar e aprender é possível incluir no planejamento do ensino a capacidade de atuar específica de cada profissão. Isso implica em mudanças em relação ao papel do conhecimento existente e disponível sobre cada área de conhecimento e campo de atuação. Ao invés de "um fim em si mesmo", o conhecimento existente passa a ser um insumo que possibilita a descoberta do que cada profissional precisa estar capacitado a fazer em relação à realidade com a qual se defronta. Por meio de um processo de derivação e decomposição de comportamentos Kubo e Botomé (2003) descobriram classes de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação profissional de um psicólogo em relação a três tipos de atuação profissional (pesquisa, ensino e intervenção direta). Tomando a proposta dos autores como ponto de partida foi possível descobrir classes de comportamentos que caracterizam a atuação profissional de um psicólogo que trabalha no sub campo de atuação denominado terapia comportamental. Partindo da cadeia básica composta por seis classes gerais de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação do terapeuta comportamental foram decompostos duzentos e vinte quatro comportamentos que compõem a cadeia de comportamentos desse profissional. Para cada subclasse de comportamentos da cadeia básica a pergunta orientadora para a decomposição foi "o que o profissional precisa estar apto a fazer para conseguir realizar esse comportamento?". A resposta a essa pergunta revelou, além das aprendizagens intermediárias, as subclasses mais específicas que compõem a classe de comportamentos mais geral. Depois de decompostas, as subclasses de comportamentos foram organizadas conforme critérios de seqüência de realização e de pré-requisitos de aprendizagem. A proposta de uma cadeia de comportamentos que caracterizam a atuação profissional do terapeuta comportamental pode ser considerada uma contribuição para a formação e para a atuação desses profissionais. Ao identificar "o que" o profissional precisa estar capacitado a fazer ao atuar, o ensino pode ser planejado de forma que atenda às necessidades da sociedade, sendo orientado não apenas pelo mercado de trabalho, mas pelo campo de atuação profissional (pelas possibilidades de atuação que podem ser criadas). Além disso, conceber a atuação do terapeuta comportamental levando em consideração os comportamentos que caracterizam esse tipo de atuação traz como decorrência a possibilidade de atuação em diferentes níveis ou âmbitos. Geralmente o trabalho do psicólogo (principalmente em contexto clínico, como é o caso do terapeuta comportamental) é caracterizado pela intervenção em um meio em que já estão instalados processos comportamentais "problemáticos" e isso acarreta uma limitada percepção, compreensão e possibilidades de atuação. A proposta de uma cadeia de comportamentos profissionais que caracterizam a atuação profissional do terapeuta comportamental favorece que ele inclua em seu trabalho outros valores de variáveis que determinam processos comportamentais, aumentando a abrangência e significado do trabalho não só para o profissional, mas também e, principalmente, para a sociedade.Florianópolis, SCBotome, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaMattana, Paula Elisa2012-10-22T06:28:19Z2012-10-22T06:28:19Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209663http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T23:25:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88195Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T23:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
title Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
spellingShingle Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
Mattana, Paula Elisa
Psicologia
Terapeuta
Formação profissional
title_short Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
title_full Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
title_fullStr Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
title_full_unstemmed Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
title_sort Comportamentos profissionais do terapeuta comportamental como objetivos para sua formação
author Mattana, Paula Elisa
author_facet Mattana, Paula Elisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botome, Silvio Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattana, Paula Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Terapeuta
Formação profissional
topic Psicologia
Terapeuta
Formação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pos-Graduação em Psicologia.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T06:28:19Z
2012-10-22T06:28:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 209663
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195
identifier_str_mv 209663
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652289207959552