O acompanhamento terapêutico como dispositivo clínico antimanicomial e sua importância para a formação de profissionais de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Maria Giovanna Carrozzo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17431
Resumo: O presente trabalho discorre sobre mudanças necessárias para a formação do psicólogo em relação à postura antimanicomial, pensando o Acompanhamento Terapêutico como possível prática de extensão promotora da horizontalização do cuidado para a área da saúde mental. A pesquisa é de enfoque qualitativo, abarcando processos complexos e dinâmicos dos sujeitos, vistos como seres interativos e que são expressão da história e do contexto. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com três psicólogos, que atuam com o Acompanhamento Terapêutico. As entrevistas permitiram a investigação das vivências de atores sociais e como essas são relacionadas a outros conteúdos da realidade social. A metodologia para análise das informações qualitativas utilizada foi a Hermenêutica de Profundidade, buscando compreender fenômenos complexos a partir de três eixos de análise, que são: a análise sócio-histórica, a análise formal e a reinterpretação. A análise formal foi constituída por seis categorias: experiência de formação em psicologia, a formação do psicólogo e o desejo de mudança, o acompanhamento terapêutico e a formação antimanicomial, o acompanhamento terapêutico e seus ensinamentos, o acompanhamento terapêutico nos dispositivos públicos de saúde e acompanhamento terapêutico e a falta de lugar. Para concluir, percebe-se que o Acompanhamento Terapêutico pode contribuir para a formação do psicólogo em assimilar e vivenciar a ética antimanicomial, pensando na relação horizontal de convivência entre profissional e usuário na atenção psicossocial.
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Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com três psicólogos, que atuam com o Acompanhamento Terapêutico. As entrevistas permitiram a investigação das vivências de atores sociais e como essas são relacionadas a outros conteúdos da realidade social. A metodologia para análise das informações qualitativas utilizada foi a Hermenêutica de Profundidade, buscando compreender fenômenos complexos a partir de três eixos de análise, que são: a análise sócio-histórica, a análise formal e a reinterpretação. A análise formal foi constituída por seis categorias: experiência de formação em psicologia, a formação do psicólogo e o desejo de mudança, o acompanhamento terapêutico e a formação antimanicomial, o acompanhamento terapêutico e seus ensinamentos, o acompanhamento terapêutico nos dispositivos públicos de saúde e acompanhamento terapêutico e a falta de lugar. 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