GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, LETÍCIA VIANA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: AUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUE, NUNES, THIAGO SOARES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101
Resumo: O artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas.
id UFSC_ddd4871b2fac5477088c5def34e902f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181101
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PRGestão do conhecimentoInstituição de Ensino SuperiorCompartilhamentoRecursos internosVantagem competitivaO artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas.2017-11-17T18:05:10Z2017-11-17T18:05:10Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101COSTA, LETÍCIA VIANAAUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUENUNES, THIAGO SOARESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:05:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181101Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:05:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
title GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
spellingShingle GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
COSTA, LETÍCIA VIANA
Gestão do conhecimento
Instituição de Ensino Superior
Compartilhamento
Recursos internos
Vantagem competitiva
title_short GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
title_full GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
title_fullStr GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
title_full_unstemmed GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
title_sort GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
author COSTA, LETÍCIA VIANA
author_facet COSTA, LETÍCIA VIANA
AUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUE
NUNES, THIAGO SOARES
author_role author
author2 AUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUE
NUNES, THIAGO SOARES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, LETÍCIA VIANA
AUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUE
NUNES, THIAGO SOARES
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Instituição de Ensino Superior
Compartilhamento
Recursos internos
Vantagem competitiva
topic Gestão do conhecimento
Instituição de Ensino Superior
Compartilhamento
Recursos internos
Vantagem competitiva
description O artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:05:10Z
2017-11-17T18:05:10Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652156421537792