GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas. |
id |
UFSC_ddd4871b2fac5477088c5def34e902f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181101 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PRGestão do conhecimentoInstituição de Ensino SuperiorCompartilhamentoRecursos internosVantagem competitivaO artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas.2017-11-17T18:05:10Z2017-11-17T18:05:10Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101COSTA, LETÍCIA VIANAAUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUENUNES, THIAGO SOARESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:05:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181101Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:05:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR |
title |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR |
spellingShingle |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR COSTA, LETÍCIA VIANA Gestão do conhecimento Instituição de Ensino Superior Compartilhamento Recursos internos Vantagem competitiva |
title_short |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR |
title_full |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR |
title_fullStr |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR |
title_sort |
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR |
author |
COSTA, LETÍCIA VIANA |
author_facet |
COSTA, LETÍCIA VIANA AUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUE NUNES, THIAGO SOARES |
author_role |
author |
author2 |
AUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUE NUNES, THIAGO SOARES |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, LETÍCIA VIANA AUGUSTO, CLEICIELE ALBUQUERQUE NUNES, THIAGO SOARES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Instituição de Ensino Superior Compartilhamento Recursos internos Vantagem competitiva |
topic |
Gestão do conhecimento Instituição de Ensino Superior Compartilhamento Recursos internos Vantagem competitiva |
description |
O artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:05:10Z 2017-11-17T18:05:10Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652156421537792 |