Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tetzner, Ricardo Koscialkowski
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209740
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas
id UFSC_dde45205b4a51aebcd8b9a643c5a76d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209740
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTetzner, Ricardo KoscialkowskiMartins, Janaina Trasel2020-07-27T18:02:11Z2020-07-27T18:02:11Z2019-07-09https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209740TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes CênicasEste trabalho tem como foco o desenvolvimento de alguns princípios que permeiam a Dança de Salão Cênica trabalhada juntamente com a Coreografia de Sinais. Esta pesquisa foi baseada em dois processos de criação dos espetáculos “1717” e o “Insânia Loquaz”, ambos coreografados pelo autor deste trabalho. A Dança de Salão Cênica consiste em transpor a dança de salão para o âmbito artístico do palco, e a Coreografia de Sinais consiste em inserir a libras na dança de salão. O objetivo de se fazer tal junção é o de ampliar as possibilidades de utilização da dança de salão em cena e de oferecer acessibilidade e inclusão social via inserção da libras na dança de salão. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi inspirada na abordagem fenomenológica. A partir dela, utilizo uma pesquisa qualitativa sobre os processos de criação dos dois espetáculos, vista por minha perspectiva como coreógrafo. Com as práticas advindas de tal processo de criação, observaram-se tanto o potencial criativo de dançar a libras, como as múltiplas possibilidades de articulá-la à dança de salão propiciando a ampliação da inclusão social dos surdos na dança.This work focuses on the development of some principles that permeate the “Dança de Salão Cênica” (Scenic Brazilian Ballroom Dance) worked together with the “Coreografia de Sinais” (Sign’s Choreography). This research has been based on two processes of creation of the spectacles "1717" and the "Insânia Loquaz", both choreographed by the author of this research. “Dança de Salão Cênica” consists of transposing Brazilian ballroom dance to the stage art scene as a performing art, and “Coreografia de Sinais” consists on inserting the libras (Brazilian sign language) into Brazilian ballroom dancing. The purpose of such a combination is to expand the possibilities of using Brazilian ballroom dancing as a performing art and to offer accessibility and social inclusion through the insertion of signs in the Brazilian ballroom dancing. The methodology used in this research was inspired by the phenomenological approach. From it, I use a qualitative research on the processes of creation of the two spectacles, seen by my perspective as a choreographer. With the practices resulting from such a process of creation, both the creative potential of dancing the signs and the multiple possibilities of articulating it to the Brazilian ballroom dance were observed, favoring the amplification of the social inclusion of the deaf in dance.Florianópolis, SCLibrasDança de SalãoDançaTeatroDança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209740/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALRicardo Tetzner - Dança de Salão Cênica e Coreografia de Sinais_aprovado.pdfRicardo Tetzner - Dança de Salão Cênica e Coreografia de Sinais_aprovado.pdfapplication/pdf5130188https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209740/1/Ricardo%20Tetzner%20-%20Dan%c3%a7a%20de%20Sal%c3%a3o%20C%c3%aanica%20e%20Coreografia%20de%20Sinais_aprovado.pdf207f0b1bb6d76734853dd1956623bd6dMD51123456789/2097402020-07-27 15:02:11.82oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-07-27T18:02:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
title Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
spellingShingle Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
Tetzner, Ricardo Koscialkowski
Libras
Dança de Salão
DançaTeatro
title_short Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
title_full Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
title_fullStr Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
title_full_unstemmed Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
title_sort Dança de salão cênica e coreografia de sinais: o processo de criação de espetáculos da dois pontos cia de Dançateatro
author Tetzner, Ricardo Koscialkowski
author_facet Tetzner, Ricardo Koscialkowski
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tetzner, Ricardo Koscialkowski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Janaina Trasel
contributor_str_mv Martins, Janaina Trasel
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Dança de Salão
DançaTeatro
topic Libras
Dança de Salão
DançaTeatro
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-27T18:02:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-27T18:02:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209740
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209740/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209740/1/Ricardo%20Tetzner%20-%20Dan%c3%a7a%20de%20Sal%c3%a3o%20C%c3%aanica%20e%20Coreografia%20de%20Sinais_aprovado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
207f0b1bb6d76734853dd1956623bd6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805386863575040