Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eliane Moreira Sa de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_de319b067f6172a4ef67dca9bfa13d6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78774
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domíniosEngenharia de produçãoEstudo e ensinoAlgoritmosEnsino auxiliado por computadorAlgoritmosCogniçãoMetodologiaAprendizagemRedes neurais (Computação)EducaçãoInformaticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo para o ensino e aprendizagem de algoritmos apoiado por ambiente computacional, que privilegie os mecanismos psicológicos da cognição e aprendizagem. O modelo proposto faz uso do saber da Psicologia, Pedagogia e Computação para especificar os três módulos que o constituem: Processo Ensino-Aprendizagem, onde são propostas diretrizes pedagógicas com base em investigações na área da pedagogia e psicologia; Diagramas de Chapin*, onde propõe-se uma ferramenta para especificação de algoritmos e Sistema Inteligente para Ensino-Aprendizagem de Procedimentos Lógicos em Diversos Domínios, onde se especifica o ambiente computacional de apoio ao modelo, o qual faz uso de recursos da inteligência artificial, compiladores, hipermídia entre outros, para criar um ambiente amigável e produtivo ao desenvolvimento de aprendizes de algoritmos. O trabalho está estruturado em 10 capítulos: no capítulo 1 é feita uma contextualização da pesquisa; nos capítulos II, III e IV é apresentada uma revisão da literatura sobre os temas ensino de algoritmos, compiladores e redes conexionistas; nos capítulos V e VI é apresentado o Modelo PLOG proposto nesta pesquisa bem como sua aplicação; no capítulo VII são registradas as conclusões deste estudo; nos capítulos VIII, IX e X apresentam-se a bibliografia, o glossário de termos e os anexos utilizados nesta pesquisa.Florianópolis, SCGauthier, Fernando Alvaro OstuniUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Eliane Moreira Sa de2012-10-17T19:02:16Z2012-10-17T19:02:16Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxvi, 186 f.| il. +application/pdf175501http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T18:01:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78774Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T18:01:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
title Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
spellingShingle Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
Souza, Eliane Moreira Sa de
Engenharia de produção
Estudo e ensino
Algoritmos
Ensino auxiliado por computador
Algoritmos
Cognição
Metodologia
Aprendizagem
Redes neurais (Computação)
Educação
Informatica
title_short Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
title_full Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
title_fullStr Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
title_full_unstemmed Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
title_sort Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
author Souza, Eliane Moreira Sa de
author_facet Souza, Eliane Moreira Sa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Eliane Moreira Sa de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Estudo e ensino
Algoritmos
Ensino auxiliado por computador
Algoritmos
Cognição
Metodologia
Aprendizagem
Redes neurais (Computação)
Educação
Informatica
topic Engenharia de produção
Estudo e ensino
Algoritmos
Ensino auxiliado por computador
Algoritmos
Cognição
Metodologia
Aprendizagem
Redes neurais (Computação)
Educação
Informatica
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T19:02:16Z
2012-10-17T19:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 175501
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774
identifier_str_mv 175501
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 186 f.| il. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128286146560