Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_de319b067f6172a4ef67dca9bfa13d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78774 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domíniosEngenharia de produçãoEstudo e ensinoAlgoritmosEnsino auxiliado por computadorAlgoritmosCogniçãoMetodologiaAprendizagemRedes neurais (Computação)EducaçãoInformaticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo para o ensino e aprendizagem de algoritmos apoiado por ambiente computacional, que privilegie os mecanismos psicológicos da cognição e aprendizagem. O modelo proposto faz uso do saber da Psicologia, Pedagogia e Computação para especificar os três módulos que o constituem: Processo Ensino-Aprendizagem, onde são propostas diretrizes pedagógicas com base em investigações na área da pedagogia e psicologia; Diagramas de Chapin*, onde propõe-se uma ferramenta para especificação de algoritmos e Sistema Inteligente para Ensino-Aprendizagem de Procedimentos Lógicos em Diversos Domínios, onde se especifica o ambiente computacional de apoio ao modelo, o qual faz uso de recursos da inteligência artificial, compiladores, hipermídia entre outros, para criar um ambiente amigável e produtivo ao desenvolvimento de aprendizes de algoritmos. O trabalho está estruturado em 10 capítulos: no capítulo 1 é feita uma contextualização da pesquisa; nos capítulos II, III e IV é apresentada uma revisão da literatura sobre os temas ensino de algoritmos, compiladores e redes conexionistas; nos capítulos V e VI é apresentado o Modelo PLOG proposto nesta pesquisa bem como sua aplicação; no capítulo VII são registradas as conclusões deste estudo; nos capítulos VIII, IX e X apresentam-se a bibliografia, o glossário de termos e os anexos utilizados nesta pesquisa.Florianópolis, SCGauthier, Fernando Alvaro OstuniUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Eliane Moreira Sa de2012-10-17T19:02:16Z2012-10-17T19:02:16Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxvi, 186 f.| il. +application/pdf175501http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T18:01:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78774Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T18:01:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
title |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
spellingShingle |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios Souza, Eliane Moreira Sa de Engenharia de produção Estudo e ensino Algoritmos Ensino auxiliado por computador Algoritmos Cognição Metodologia Aprendizagem Redes neurais (Computação) Educação Informatica |
title_short |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
title_full |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
title_fullStr |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
title_full_unstemmed |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
title_sort |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
author |
Souza, Eliane Moreira Sa de |
author_facet |
Souza, Eliane Moreira Sa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eliane Moreira Sa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Estudo e ensino Algoritmos Ensino auxiliado por computador Algoritmos Cognição Metodologia Aprendizagem Redes neurais (Computação) Educação Informatica |
topic |
Engenharia de produção Estudo e ensino Algoritmos Ensino auxiliado por computador Algoritmos Cognição Metodologia Aprendizagem Redes neurais (Computação) Educação Informatica |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T19:02:16Z 2012-10-17T19:02:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
175501 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774 |
identifier_str_mv |
175501 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xvi, 186 f.| il. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652128286146560 |