Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227659 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. |
id |
UFSC_de4e4bd67f8b2b57f7ee26a0564ef88a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227659 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis?ISESustentabilidadeMedidas sustentáveisTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.A extração de recursos naturais bem como o tratamento dado a eles tem causado prejuízos ambientais e, consequentemente, afetado o modo de vida das pessoas. Dessa forma, este estudo se propõe a analisar a coerência do discurso das 28 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Brasil, Bolsa, Balcão [B] 3 no ano de 2019. A metodologia proposta segrega a amostra em dois grupos de empresas, as que exportam e as que comercializam no mercado interno e aplica a análise de conteúdo (Bardin, 2011) no discurso das empresas e nas ações que declaram ser “sustentáveis” em seus documentos. Os achados evidenciaram que as empresas analisadas parecem transparecer serem sustentáveis e coerentes em seu discurso, além do que as exportadoras possuem mais coerência em suas respostas, pela declaração de suas iniciativas, como projetos sociais para a comunidade, além de medidas de controle e de conscientização para que sejam usados recursos naturais de uma forma racional. Ainda, os resultados contribuem para que os stakeholders possam ter melhor visão da coerência do discurso das empresas com as quais possuem ligação, além de saberem quais são as preocupações das mesmas com a sustentabilidade, seja para investidores, que buscam empresas comprometidas, clientes, para que saibam os impactos dos produtos consumidos e serviços prestados, além de outros diferentes públicos que se relacionam com as empresas.Florianópolis, SCFerreira, Denize Demarche MinattiFerreira, Janaína da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaSanti, Thiago2021-08-31T14:36:06Z2021-08-31T14:36:06Z2020-09-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227659info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-08-31T14:36:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227659Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-31T14:36:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? |
title |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? |
spellingShingle |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? Santi, Thiago ISE Sustentabilidade Medidas sustentáveis |
title_short |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? |
title_full |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? |
title_fullStr |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? |
title_full_unstemmed |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? |
title_sort |
Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? |
author |
Santi, Thiago |
author_facet |
Santi, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Denize Demarche Minatti Ferreira, Janaína da Silva Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santi, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ISE Sustentabilidade Medidas sustentáveis |
topic |
ISE Sustentabilidade Medidas sustentáveis |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 2021-08-31T14:36:06Z 2021-08-31T14:36:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227659 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652169259253760 |