O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78318 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_de86786074ee8df9b9f5aeb93d71a2c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78318 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído /FilosofiaEducação -Paradigmas (Ciencias sociais)CogniçãoEnsinoAprendizagemTeoria do conhecimentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.A visão fisicalizada da realidade,nos séculos XVIII e XIX que entendia o cosmo, a natureza, a sociedade e cada indivíduo como partículas isoladas que interagem mecanicamente segundo relações causais, instituiu o paradigma da certeza, onde o conhecimento, o ensinar e o aprender também trazem a sua marca. Nas primeiras décadas do século XX a Nova Física faz proposições orientadas para uma direção que sugere mudança radicais na maneira de conceber o cosmo, a natureza, a sociedade, os seres humanos e conseqüentemente, o conhecimento o ensinar e o aprender. A Física deixa de ser o centro de todas as ciências. Novas idéias ocorrem em todas as ciências. As 'estruturas dissipativas' de Prigogine, as 'dobras' de Bohm e a 'autopoiese' de Maturana e Varela propõem uma nova visão dos organismos viv os e, em função disso, uma visão construtiva do processo de cognição. As ciências vivem o paradigma da incerteza, a maior parte das instituições educacionais e os educadores não.Florianópolis, SCEtges, Norberto JacobUniversidade Federal de Santa CatarinaRupolo, Neila Salete2012-10-17T12:43:17Z2012-10-17T12:43:17Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf173868http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:30:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:30:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
title |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
spellingShingle |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / Rupolo, Neila Salete Filosofia Educação - Paradigmas (Ciencias sociais) Cognição Ensino Aprendizagem Teoria do conhecimento |
title_short |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
title_full |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
title_fullStr |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
title_full_unstemmed |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
title_sort |
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
author |
Rupolo, Neila Salete |
author_facet |
Rupolo, Neila Salete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Etges, Norberto Jacob Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rupolo, Neila Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Educação - Paradigmas (Ciencias sociais) Cognição Ensino Aprendizagem Teoria do conhecimento |
topic |
Filosofia Educação - Paradigmas (Ciencias sociais) Cognição Ensino Aprendizagem Teoria do conhecimento |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T12:43:17Z 2012-10-17T12:43:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
173868 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78318 |
identifier_str_mv |
173868 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652130113814528 |