"Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renata Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219382
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_dead818cde9e0b6f1f810ba5c087542b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219382
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Renata MarquesBassani, Jaison JoséRichter, Ana Cristina2021-01-14T18:08:48Z2021-01-14T18:08:48Z2020370643https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219382Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.O estudo caracteriza-se por uma autoetnografia do trabalho intelectual que ganha expressão no planejamento de uma professora/pesquisadora de Educação Física, no sentido de elaboração e reelaboração de um objeto de ensino, no caso representado pelo jongo (manifestação expressiva afro-brasileira) ? e cuja presença nos currículos escolares se encontra balizada pela lei federal 10.639/03 e pela lei municipal de Florianópolis 4.446/94, cidade onde a pesquisa foi desenvolvida. Busca compreender as vicissitudes da docência diante da tarefa de apresentar/tematizar às novas gerações práticas corporais da cultura popular, considerando o diagnóstico benjaminiano e arendtiano em torno da perda/fim da tradição. As reflexões de Hannah Arendt e Walter Benjamin sobre o diagnóstico de perda/ruptura com a tradição inspira a pensar sobre a responsabilidade de uma professora diante da presença de crianças no mundo e da autoridade do conhecimento. O conceito de História de Walter Benjamin também inspira reflexões sobre as possibilidades de encontro geracional na escola e, diante do problema da transmissibilidade do passado, enfatiza a possibilidade de elaboração do planejamento mediante a reunião de fragmentos, postulando novos sentidos com o jongo. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram entrevistas com professores, funcionários e grupos de alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC e a elaboração de um diário a partir de observações e da atuação na condição de docente. Esse último instrumento ganhou centralidade na pesquisa, uma vez que englobou acontecimentos, sensações, dúvidas e inquietações do processo e condensa distintos movimentos da pesquisa, a saber: a) um encontro/confronto memorialístico da professora/pesquisadora com o jongo em diferentes espaços e tempos; b) um diálogo com Hannah Arendt e Walter Benjamin como possibilidade de reflexão sobre a cultura; c) uma (re)aproximação do jongo, buscando os lugares que contam sobre esta prática, a partir de seu trato enquanto objeto de ensino, a partir do estudo da produção acadêmica, da legislação educacional, de imagens e vídeos/documentários; d) do planejamento e da atuação docente em aulas de jongo realizadas em aulas de Educação Física com duas turmas de 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Florianópolis/SC. Apesar da dificuldade que envolveu uma nova forma de se colocar diante dos conhecimentos na escola, no planejamento proposto é o objeto (jongo) que está no centro, ainda que em relação com outros tempos, espaços, corpos etc. No estudo, imbricam-se uma dimensão subjetiva, marcada por processos de reconstrução identitária que influem sobre a elaboração do objeto, e, também, uma dimensão objetiva, que permite dizer que os aspectos materiais do jongo se constituíram como suporte próprio que possibilitou contar uma história cultural mediante o planejamento. Implica dizer que o professor retoma no objeto as possibilidades de interrelação com outras histórias, inscritas na ?carne? dos dominados.Abstract: This study is characterized by an autoethnography of the intellectual work made explicit in the planning of a Physical Education teacher/researcher, in the sense of elaborating and re-elaborating of an object of knowledge in an object of teaching, in this case represented by the jongo (expressive African- Brazilian manifestation). It is worth remembering that it is an object of teaching marked out by both federal law 10.639/03 and municipal law of Florianópolis 4.446/94. It seeks to understand the vicissitudes of teaching in the face of the task of presenting/theming to the new generations body practices of popular culture, considering the benjaminian and arendtian diagnosis around the loss/end of tradition. The reflections of Hannah Arendt and Walter Benjamin on the diagnosis of loss / rupture with tradition inspires to think about the responsibility of a teacher in the face of the presence of children in the world and the authority of knowledge. Walter Benjamin's concept of history also inspires reflections on the possibilities of generational encounters at school, and given the problem of the transmissibility of the past, emphasizes the possibility of preparing the planning through the gathering of fragments, postulating new meanings with the jongo. The instruments used were interviews with teachers, employees and groups of students from two third grade classes of a municipal elementary school in Florianópolis/SC and the elaboration of a diary. This last instrument gains centrality in the research since it encompasses events, feelings, doubts and concerns of the process and is placed in dialogue with the totality of the research, marked by: a) a memorialistic meeting/confrontation of the teacher/researcher with the jongo in different spaces and times; b) dialogue with Hannah Arendt and Walter Benjamin as a possibility for reflection on culture; c) a (re) approximation of the jongo, seeking the places that tell about this practice, from its treatment as an object of teaching, through the study of academic production, educational legislation, images, videos/documentaries; d) planning and teaching performance in jongo classes held at a municipal elementary school in Florianópolis/SC with two third grade Physical Education classes. Despite the difficulty involved in a new way of putting oneself before knowledge at school, in the proposed planning it is the object (jongo) that is at the center, but not conformed to an instituted totality, but in relation (with other times, spaces, bodies , etc.). In the study, a subjective dimension is intertwined, marked by processes of identity reconstruction that influence the elaboration of the object, and also an objective dimension, which allows to say that the material aspects of the jongo were not only the themes, but the very support that made it possible to tell the cultural history through planning. It implies saying that the teacher returns to the object, the possibilities of other stories inscribed in the ?flesh? of the dominated.239 p.porEducaçãoCulturaEducação físicaPlanejamento educacional"Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1520-T.pdfPEED1520-T.pdfapplication/pdf2275800https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219382/-1/PEED1520-T.pdfbe1be8e180140faf59da95ed8e5ec5c4MD5-1123456789/2193822021-01-14 15:08:49.099oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219382Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:08:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
title "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
spellingShingle "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
Rodrigues, Renata Marques
Educação
Cultura
Educação física
Planejamento educacional
title_short "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
title_full "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
title_fullStr "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
title_full_unstemmed "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
title_sort "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
author Rodrigues, Renata Marques
author_facet Rodrigues, Renata Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renata Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bassani, Jaison José
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Richter, Ana Cristina
contributor_str_mv Bassani, Jaison José
Richter, Ana Cristina
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Cultura
Educação física
Planejamento educacional
topic Educação
Cultura
Educação física
Planejamento educacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-14T18:08:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-14T18:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219382
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370643
identifier_str_mv 370643
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219382/-1/PEED1520-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be1be8e180140faf59da95ed8e5ec5c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804946369380352