A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Rosiene Queres de Aguiar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992
Resumo: A presente dissertação resulta de investigação bibliográfica, documental e de campo a respeito da atuação dos Centros de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e em especial, na inclusão de crianças surdas no município de Cascavel-PR, e teve como objetivos: escrever sobre a história da Educação de Surdos no mundo e no Brasil; apresentar as propostas educacionais que nortearam a educação e o processo de inclusão dos surdos; relatar as Políticas Públicas de Inclusão; relatar o trabalho que os CAS do Brasil desenvolvem para a inclusão de surdos; e descrever atuação do CAS/Cascavel no processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas incluídas na Rede Pública Municipal de ensino de Cascavel-PR. Essa pesquisa se justificou ante a carência de materiais a respeito do trabalho dos CAS, bem como pela necessidade de orientação teórica para o desenvolvimento da sua prática educacional e nas escolas onde há inclusão de crianças surdas. Como resultados da pesquisa verificou-se a importância do trabalho dos CAS para inclusão de surdos e a falta de investimento no trabalho desses Centros, que tem ofertado suporte à inclusão de surdos em todos os estados do Brasil, por meio de formações continuadas, orientações às instituições de ensino e suporte pedagógico aos surdos. Com relação ao CAS/Cascavel este oferece cursos de Libras como formação continuada, atende alunos surdos e orienta escolas municipais de Cascavel. Contudo, por meio das entrevistas aplicadas aos professores regentes e de apoio pedagógico bilíngues percebeu-se a necessidade de redimensionar o trabalho deste Centro, a fim de atender a necessidade dos professores que reivindicaram nas entrevistas formações mais específicas. Todos ressaltaram que suas formações em Libras são de suma importância para o trabalho com alunos surdos, porém, que Libras é uma língua e não uma metodologia de ensino, havendo aqui uma lacuna na formação. Neste sentido, este trabalho compreende com base nas entrevistas e observações realizadas no CAS, que as formações a serem realizadas devem estar voltadas à formação de professores para atuar no ensino de crianças surdas, nos estudos sobre metodologias de ensino para essas crianças, na estimulação infantil e em tecnologias como suporte pedagógico no ensino de crianças surdas.
id UFSC_df098d6b3b9fa6edd365632003d86bec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190992
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensinoCASInclusãoEducação de SurdosA presente dissertação resulta de investigação bibliográfica, documental e de campo a respeito da atuação dos Centros de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e em especial, na inclusão de crianças surdas no município de Cascavel-PR, e teve como objetivos: escrever sobre a história da Educação de Surdos no mundo e no Brasil; apresentar as propostas educacionais que nortearam a educação e o processo de inclusão dos surdos; relatar as Políticas Públicas de Inclusão; relatar o trabalho que os CAS do Brasil desenvolvem para a inclusão de surdos; e descrever atuação do CAS/Cascavel no processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas incluídas na Rede Pública Municipal de ensino de Cascavel-PR. Essa pesquisa se justificou ante a carência de materiais a respeito do trabalho dos CAS, bem como pela necessidade de orientação teórica para o desenvolvimento da sua prática educacional e nas escolas onde há inclusão de crianças surdas. Como resultados da pesquisa verificou-se a importância do trabalho dos CAS para inclusão de surdos e a falta de investimento no trabalho desses Centros, que tem ofertado suporte à inclusão de surdos em todos os estados do Brasil, por meio de formações continuadas, orientações às instituições de ensino e suporte pedagógico aos surdos. Com relação ao CAS/Cascavel este oferece cursos de Libras como formação continuada, atende alunos surdos e orienta escolas municipais de Cascavel. Contudo, por meio das entrevistas aplicadas aos professores regentes e de apoio pedagógico bilíngues percebeu-se a necessidade de redimensionar o trabalho deste Centro, a fim de atender a necessidade dos professores que reivindicaram nas entrevistas formações mais específicas. Todos ressaltaram que suas formações em Libras são de suma importância para o trabalho com alunos surdos, porém, que Libras é uma língua e não uma metodologia de ensino, havendo aqui uma lacuna na formação. Neste sentido, este trabalho compreende com base nas entrevistas e observações realizadas no CAS, que as formações a serem realizadas devem estar voltadas à formação de professores para atuar no ensino de crianças surdas, nos estudos sobre metodologias de ensino para essas crianças, na estimulação infantil e em tecnologias como suporte pedagógico no ensino de crianças surdas.UNIOESTE2018-11-01T06:07:37Z2018-11-01T06:07:37Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Rosiene Queres de Aguiar. A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na Rede pública municipal de ensino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2016. Orientador: Dr. Clodis Boscariolihttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992SOARES, Rosiene Queres de Aguiarporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-27T20:12:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-27T20:12:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
title A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
spellingShingle A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
SOARES, Rosiene Queres de Aguiar
CAS
Inclusão
Educação de Surdos
title_short A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
title_full A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
title_fullStr A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
title_full_unstemmed A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
title_sort A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
author SOARES, Rosiene Queres de Aguiar
author_facet SOARES, Rosiene Queres de Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Rosiene Queres de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv CAS
Inclusão
Educação de Surdos
topic CAS
Inclusão
Educação de Surdos
description A presente dissertação resulta de investigação bibliográfica, documental e de campo a respeito da atuação dos Centros de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e em especial, na inclusão de crianças surdas no município de Cascavel-PR, e teve como objetivos: escrever sobre a história da Educação de Surdos no mundo e no Brasil; apresentar as propostas educacionais que nortearam a educação e o processo de inclusão dos surdos; relatar as Políticas Públicas de Inclusão; relatar o trabalho que os CAS do Brasil desenvolvem para a inclusão de surdos; e descrever atuação do CAS/Cascavel no processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas incluídas na Rede Pública Municipal de ensino de Cascavel-PR. Essa pesquisa se justificou ante a carência de materiais a respeito do trabalho dos CAS, bem como pela necessidade de orientação teórica para o desenvolvimento da sua prática educacional e nas escolas onde há inclusão de crianças surdas. Como resultados da pesquisa verificou-se a importância do trabalho dos CAS para inclusão de surdos e a falta de investimento no trabalho desses Centros, que tem ofertado suporte à inclusão de surdos em todos os estados do Brasil, por meio de formações continuadas, orientações às instituições de ensino e suporte pedagógico aos surdos. Com relação ao CAS/Cascavel este oferece cursos de Libras como formação continuada, atende alunos surdos e orienta escolas municipais de Cascavel. Contudo, por meio das entrevistas aplicadas aos professores regentes e de apoio pedagógico bilíngues percebeu-se a necessidade de redimensionar o trabalho deste Centro, a fim de atender a necessidade dos professores que reivindicaram nas entrevistas formações mais específicas. Todos ressaltaram que suas formações em Libras são de suma importância para o trabalho com alunos surdos, porém, que Libras é uma língua e não uma metodologia de ensino, havendo aqui uma lacuna na formação. Neste sentido, este trabalho compreende com base nas entrevistas e observações realizadas no CAS, que as formações a serem realizadas devem estar voltadas à formação de professores para atuar no ensino de crianças surdas, nos estudos sobre metodologias de ensino para essas crianças, na estimulação infantil e em tecnologias como suporte pedagógico no ensino de crianças surdas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-11-01T06:07:37Z
2018-11-01T06:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Rosiene Queres de Aguiar. A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na Rede pública municipal de ensino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2016. Orientador: Dr. Clodis Boscarioli
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992
identifier_str_mv SOARES, Rosiene Queres de Aguiar. A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na Rede pública municipal de ensino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2016. Orientador: Dr. Clodis Boscarioli
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652013364314112