A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992 |
Resumo: | A presente dissertação resulta de investigação bibliográfica, documental e de campo a respeito da atuação dos Centros de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e em especial, na inclusão de crianças surdas no município de Cascavel-PR, e teve como objetivos: escrever sobre a história da Educação de Surdos no mundo e no Brasil; apresentar as propostas educacionais que nortearam a educação e o processo de inclusão dos surdos; relatar as Políticas Públicas de Inclusão; relatar o trabalho que os CAS do Brasil desenvolvem para a inclusão de surdos; e descrever atuação do CAS/Cascavel no processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas incluídas na Rede Pública Municipal de ensino de Cascavel-PR. Essa pesquisa se justificou ante a carência de materiais a respeito do trabalho dos CAS, bem como pela necessidade de orientação teórica para o desenvolvimento da sua prática educacional e nas escolas onde há inclusão de crianças surdas. Como resultados da pesquisa verificou-se a importância do trabalho dos CAS para inclusão de surdos e a falta de investimento no trabalho desses Centros, que tem ofertado suporte à inclusão de surdos em todos os estados do Brasil, por meio de formações continuadas, orientações às instituições de ensino e suporte pedagógico aos surdos. Com relação ao CAS/Cascavel este oferece cursos de Libras como formação continuada, atende alunos surdos e orienta escolas municipais de Cascavel. Contudo, por meio das entrevistas aplicadas aos professores regentes e de apoio pedagógico bilíngues percebeu-se a necessidade de redimensionar o trabalho deste Centro, a fim de atender a necessidade dos professores que reivindicaram nas entrevistas formações mais específicas. Todos ressaltaram que suas formações em Libras são de suma importância para o trabalho com alunos surdos, porém, que Libras é uma língua e não uma metodologia de ensino, havendo aqui uma lacuna na formação. Neste sentido, este trabalho compreende com base nas entrevistas e observações realizadas no CAS, que as formações a serem realizadas devem estar voltadas à formação de professores para atuar no ensino de crianças surdas, nos estudos sobre metodologias de ensino para essas crianças, na estimulação infantil e em tecnologias como suporte pedagógico no ensino de crianças surdas. |
id |
UFSC_df098d6b3b9fa6edd365632003d86bec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190992 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensinoCASInclusãoEducação de SurdosA presente dissertação resulta de investigação bibliográfica, documental e de campo a respeito da atuação dos Centros de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e em especial, na inclusão de crianças surdas no município de Cascavel-PR, e teve como objetivos: escrever sobre a história da Educação de Surdos no mundo e no Brasil; apresentar as propostas educacionais que nortearam a educação e o processo de inclusão dos surdos; relatar as Políticas Públicas de Inclusão; relatar o trabalho que os CAS do Brasil desenvolvem para a inclusão de surdos; e descrever atuação do CAS/Cascavel no processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas incluídas na Rede Pública Municipal de ensino de Cascavel-PR. Essa pesquisa se justificou ante a carência de materiais a respeito do trabalho dos CAS, bem como pela necessidade de orientação teórica para o desenvolvimento da sua prática educacional e nas escolas onde há inclusão de crianças surdas. Como resultados da pesquisa verificou-se a importância do trabalho dos CAS para inclusão de surdos e a falta de investimento no trabalho desses Centros, que tem ofertado suporte à inclusão de surdos em todos os estados do Brasil, por meio de formações continuadas, orientações às instituições de ensino e suporte pedagógico aos surdos. Com relação ao CAS/Cascavel este oferece cursos de Libras como formação continuada, atende alunos surdos e orienta escolas municipais de Cascavel. Contudo, por meio das entrevistas aplicadas aos professores regentes e de apoio pedagógico bilíngues percebeu-se a necessidade de redimensionar o trabalho deste Centro, a fim de atender a necessidade dos professores que reivindicaram nas entrevistas formações mais específicas. Todos ressaltaram que suas formações em Libras são de suma importância para o trabalho com alunos surdos, porém, que Libras é uma língua e não uma metodologia de ensino, havendo aqui uma lacuna na formação. Neste sentido, este trabalho compreende com base nas entrevistas e observações realizadas no CAS, que as formações a serem realizadas devem estar voltadas à formação de professores para atuar no ensino de crianças surdas, nos estudos sobre metodologias de ensino para essas crianças, na estimulação infantil e em tecnologias como suporte pedagógico no ensino de crianças surdas.UNIOESTE2018-11-01T06:07:37Z2018-11-01T06:07:37Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Rosiene Queres de Aguiar. A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na Rede pública municipal de ensino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2016. Orientador: Dr. Clodis Boscariolihttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992SOARES, Rosiene Queres de Aguiarporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-27T20:12:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-27T20:12:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino |
title |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino |
spellingShingle |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino SOARES, Rosiene Queres de Aguiar CAS Inclusão Educação de Surdos |
title_short |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino |
title_full |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino |
title_fullStr |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino |
title_full_unstemmed |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino |
title_sort |
A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino |
author |
SOARES, Rosiene Queres de Aguiar |
author_facet |
SOARES, Rosiene Queres de Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, Rosiene Queres de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CAS Inclusão Educação de Surdos |
topic |
CAS Inclusão Educação de Surdos |
description |
A presente dissertação resulta de investigação bibliográfica, documental e de campo a respeito da atuação dos Centros de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e em especial, na inclusão de crianças surdas no município de Cascavel-PR, e teve como objetivos: escrever sobre a história da Educação de Surdos no mundo e no Brasil; apresentar as propostas educacionais que nortearam a educação e o processo de inclusão dos surdos; relatar as Políticas Públicas de Inclusão; relatar o trabalho que os CAS do Brasil desenvolvem para a inclusão de surdos; e descrever atuação do CAS/Cascavel no processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas incluídas na Rede Pública Municipal de ensino de Cascavel-PR. Essa pesquisa se justificou ante a carência de materiais a respeito do trabalho dos CAS, bem como pela necessidade de orientação teórica para o desenvolvimento da sua prática educacional e nas escolas onde há inclusão de crianças surdas. Como resultados da pesquisa verificou-se a importância do trabalho dos CAS para inclusão de surdos e a falta de investimento no trabalho desses Centros, que tem ofertado suporte à inclusão de surdos em todos os estados do Brasil, por meio de formações continuadas, orientações às instituições de ensino e suporte pedagógico aos surdos. Com relação ao CAS/Cascavel este oferece cursos de Libras como formação continuada, atende alunos surdos e orienta escolas municipais de Cascavel. Contudo, por meio das entrevistas aplicadas aos professores regentes e de apoio pedagógico bilíngues percebeu-se a necessidade de redimensionar o trabalho deste Centro, a fim de atender a necessidade dos professores que reivindicaram nas entrevistas formações mais específicas. Todos ressaltaram que suas formações em Libras são de suma importância para o trabalho com alunos surdos, porém, que Libras é uma língua e não uma metodologia de ensino, havendo aqui uma lacuna na formação. Neste sentido, este trabalho compreende com base nas entrevistas e observações realizadas no CAS, que as formações a serem realizadas devem estar voltadas à formação de professores para atuar no ensino de crianças surdas, nos estudos sobre metodologias de ensino para essas crianças, na estimulação infantil e em tecnologias como suporte pedagógico no ensino de crianças surdas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-11-01T06:07:37Z 2018-11-01T06:07:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Rosiene Queres de Aguiar. A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na Rede pública municipal de ensino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2016. Orientador: Dr. Clodis Boscarioli https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992 |
identifier_str_mv |
SOARES, Rosiene Queres de Aguiar. A atuação do centro de capacitação de profissionais da educação e atendimento às pessoas com surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na Rede pública municipal de ensino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2016. Orientador: Dr. Clodis Boscarioli |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652013364314112 |