Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160879
Resumo: Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=578&dd99=view&dd98=pb
id UFSC_df40defd9d0256887d99ba738a50b70b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160879
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisaHistória da educação matemáticaMovimento da matemática modernaFormação de professores de matemáticaDisponível em http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=578&dd99=view&dd98=pbEste artigo tem como objetivo levantar questionamentos sobre a formação de professores de Matemática durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Esse movimento, que foi uma iniciativa internacional de mudança no ensino de Matemática, ainda deixa marcas nas práticas dos professores atualmente? Que heranças são essas? Com base na leitura de dissertações e teses produzidas no Brasil sobre o MMM, formulamos uma hipótese de que a proposta foi apresentada aos professores das escolas primárias e secundá- rias de forma bastante “acabada”, na medida em que estes eram “treinados” pelos divulgadores do movimento, como GEEM (Grupo de Estudos do Ensino da Matemática) em São Paulo, para levar para sala de aula os novos conteúdos e a nova proposta de trabalho. A existência de realidades tão distintas, por um lado jovens matemáticos e professores de Matemática sendo formados na USP sob forte influência da Matemática produzida nos grupos mais reconhecidos da época como o grupo Bourbaki e por outro lado professores leigos que lecionavam Matemática em várias regiões do Brasil remete-nos a questionamentos de que a apropriação e a prática docente sob a influência do MMM é também muito diversa. As histórias contadas sobre o Movimento da Matemática Moderna no que diz respeito à formação de professores e sua atuação nesse movimento contam muito pouco dos professores que estavam nas escolas e passaram ou não por cursos de aperfeiçoamento (como costumavam chamar na época) e de suas práticasRevista Diálogo Educacional2016-04-20T10:41:28Z2016-04-20T10:41:28Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. C. A. . Professores de Matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna: perspectivas de pesquisa. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v. 6, p. 79-89, 2006.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160879Oliveira, Maria Cristina Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-20T10:41:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-20T10:41:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
title Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
spellingShingle Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
Oliveira, Maria Cristina Araújo de
História da educação matemática
Movimento da matemática moderna
Formação de professores de matemática
title_short Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
title_full Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
title_fullStr Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
title_full_unstemmed Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
title_sort Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa
author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author_facet Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Movimento da matemática moderna
Formação de professores de matemática
topic História da educação matemática
Movimento da matemática moderna
Formação de professores de matemática
description Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=578&dd99=view&dd98=pb
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-04-20T10:41:28Z
2016-04-20T10:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, M. C. A. . Professores de Matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna: perspectivas de pesquisa. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v. 6, p. 79-89, 2006.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160879
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. C. A. . Professores de Matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna: perspectivas de pesquisa. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v. 6, p. 79-89, 2006.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651995343486976