ANÁLISE DO ENSINO DA ÉTICA CONTÁBIL EM IES DO NORDESTE DO BRASIL
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97192 |
Resumo: | Os problemas ocorridos, nos últimos tempos, com fraudes em grandes corporações mundiais devido à manipulação das informações contábeis, com o objetivo de preservar interesses pessoais, camuflando e manipulando dados, ativam questionamentos e um maior aprofundamento em estudos para se combater posturas aéticas, que possam caracterizar uma crise de credibilidade aos contadores, por serem estes profissionais responsáveis pela geração de informações que revelam a evolução da riqueza patrimonial. verificando-se de extrema importância que o estudo e abordagem sobre a ética, no processo de formação profissional seja aplicado de forma mais ativa, experimentada, por toda a graduação, agindo como antídotos contra possíveis condutas antiéticas, constituindo um alicerce para o exercício profissional. Assim, a contribuição cerne deste estudo é criticar a postura simplista deontológica fornecida no ensino da disciplina, evidenciando a importância da conduta ética para o profissional de contabilidade, imprescindível numa perspectiva prática apreendida desde o princípio da formação acadêmica. Pode-se concluir que é necessário construir ao longo da graduação um forte embasamento ético-moral em todas as disciplinas da matriz curricular, sendo a ética abordada de forma contínua e progressiva, em todas as fases da vida acadêmica, tendo como propósito motivar o crescimento de uma postura sócio-responsável de maneira a garantir o sucesso e a excelência do profissional contábil. |
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