A influência da acessibilidade na autonomia da pessoa com deficiência em uma universidade federal
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216357 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020. |
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A influência da acessibilidade na autonomia da pessoa com deficiência em uma universidade federalEnfermagemAutonomia pessoalUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.A deficiência não deve ser abordada de forma abstrata e generalista, mas com reflexões e ações que contribuam para minimizar as limitações impostas pela sociedade à pessoa com deficiência. A deficiência é individual, com uma história de vida única e coletivamente compartilhada; e que, a sociedade em que vive, determinará, com maior ou menor intensidade, as possibilidades de enfrentar essa condição e as limitações às quais estará submetida. A acessibilidade é um direito de todos, afirmada em lei, que deve estar presente em todos os ambientes, e indispensável nas universidades que têm como objetivo o exercício da autonomia. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa é: Como a acessibilidade em uma Universidade Federal do Sul do Brasil influencia no exercício da autonomia da pessoa com deficiência física? Como objetivo de pesquisa, desejamos compreender como a acessibilidade em uma Universidade Federal do Sul do Brasil influencia no exercício da autonomia de pessoas com deficiência física. Trata-se de um estudo de caso único e de abordagem qualitativa. O marco teórico deste estudo orienta-se pelos pensamentos de Diego Gracia, Lawrence Kohlberg e Adela Cortina. O estudo teve como cenário a Universidade Federal de Santa Catarina. Foram entrevistados doze estudantes de graduação e pós-graduação, e dez servidores, entre eles servidores docentes e servidores técnicos administrativos em educação. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre do ano de dois mil e dezenove. Utilizou- se como referencial metodológico de análise dos dados o Discurso do Sujeito Coletivo. Dois manuscritos foram resultantes da pesquisa, o primeiro intitula-se: Acessibilidade para o exercício da autonomia da pessoa com deficiência física. Foi organizado em duas ideias centrais: Conceito de acessibilidade para a pessoa com deficiência física; e a acessibilidade de ir e vir para a universidade. A conclusão desse manuscrito refere que as barreiras atitudinais aparecem à medida que a sociedade se modifica. Dessa forma, a inclusão só pode ser considerada satisfatória quando todos adaptarem-se ao novo conceito de sociedade, em que prevalece o respeito aos direitos e deveres das pessoas com ou sem deficiência. O segundo manuscrito foi intitulado: Percepção de pessoas com deficiência física acerca do exercício da autonomia em uma Universidade Federal. Foi possível observar as potencialidades/fortalezas que podem ser vistas nos espaços de trocas e informação proporcionados pela Universidade. Ao mesmo tempo que a inabilidade/fragilidade é percebida no preconceito, assistencialismo e todo o capacitismo enfrentado pelas pessoas com deficiência. A conclusão deste manuscrito indica que a falta de informações é um dos principais fomentadores do preconceito, e combatê-lo é essencial para a inclusão das pessoas com deficiência. A informação é essencial para combater o preconceito e tabus, e dessa forma ocorrer a adaptação de uma nova sociedade mais igualitário e equânime. Os resultados desta pesquisa não podem ser generalizados ou tomados como verdade para todas as regiões do país, tendo em vista que cada região tem suas peculiaridades, o que pode influenciar diretamente na compreensão da acessibilidade e autonomia.Schneider, Dulcinéia GhizoniPadilha, Maria Itayra Coelho de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaMazera, Maiara Suelen2020-10-21T21:28:45Z2020-10-21T21:28:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis121 p.| il., gráfs.application/pdf369471https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216357porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216357Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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