Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paines, Patrícia de Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211694
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.
id UFSC_e0d03aac10b1ddebd8a99b9c76cec541
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211694
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributosEngenharia de produçãoProdutos novosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.O trabalho desenvolvido busca propor um modelo para evidenciar a pertinência da inserção de novos produtos no mercado. O problema está centrado na possibilidade de prever o lançamento de novos produtos com o processo multivariado. Percebe-se uma carência de pesquisas que vinculem uma abordagem integrada entre variáveis como características do mercado, comportamento do consumidor e atributos do produto. Foram desenvolvidos dois modelos fatoriais de construtos em acordo com os pressupostos associados à modelagem de equações estruturais. O primeiro modelo de análise entre construtos, representa uma estrutura multidimensional para estimar o indicativo do potencial de inserção por categorias de novos produtos e existentes, enquanto o segundo modelo de análise por construtos para estimar apenas o indicativo do potencial de inserção de produtos existentes. Observou-se que as diferentes combinações entre os valores de consumo não alteram a mensuração do potencial de inserção de novos produtos ou existentes. Concluiu-se que em relação aos os atributos extrínsecos do produto não houve alterações nas dimensões canal de distribuição e serviços agregados por categorias de produtos. Os resultados mostram que a concorrência, as novas tendências e a inovação tecnológica foram as dimensões do mercado mais influentes na estimação do indicativo do potencial de inserção para novos produtos no mercado.<br>Abstract : The work developed seeks to propose a model to show the pertinence of the insertion of new products in the market. The problem is centered on the possibility of predicting the launch of new products with the multivariate process. There is a lack of research that links an integrated approach between variables such as market characteristics, consumer behavior and product attributes. Two construct factorial models were developed in agreement with the assumptions associated to the modeling of structural equations. The first model of analysis between constructs, represents a multidimensional structure to estimate the indicative of the insertion potential by categories of new and existing products, while the second model of analysis by constructs to estimate only the indicative of the potential of insertion of existing products. It was observed that the different combinations between the consumption values did not alter the measurement of the insertion potential for new or existing products. It was concluded that in relation to the extrinsic attributes of the product there were no changes in the dimension?s distribution channel and aggregated services by product categories. The results show that competition, new trends and technological innovation were the most influential market dimensions in the estimation of the insertion potential for new products in the market.Possamai, OsmarUniversidade Federal de Santa CatarinaPaines, Patrícia de Andrade2020-08-20T06:00:54Z2020-08-20T06:00:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis302 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf364589https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211694porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T06:00:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211694Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T06:00:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
title Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
spellingShingle Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
Paines, Patrícia de Andrade
Engenharia de produção
Produtos novos
title_short Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
title_full Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
title_fullStr Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
title_full_unstemmed Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
title_sort Indicativo para novos produtos pela relação mercado, consumidor e atributos
author Paines, Patrícia de Andrade
author_facet Paines, Patrícia de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Possamai, Osmar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paines, Patrícia de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Produtos novos
topic Engenharia de produção
Produtos novos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-20T06:00:54Z
2020-08-20T06:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364589
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211694
identifier_str_mv 364589
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 302 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652027914354688