Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, José Manoel Cruz Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94367
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_e0ed44a19da593b2de8db8320ec424a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94367
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturnoEducaçãoEnsino medioEducacao do adolescenteEducação de adultosSocializaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Através de uma pesquisa qualitativa, este trabalho analisa a permanência e aprovação no ensino médio estadual regular noturno de jovens e adultos egressos de um curso em equivalência ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Florianópolis. Trata de estudantes-trabalhadores e trabalhadores-estudantes, que descrevem seus percursos de vida e trajetórias escolares como repletos de rupturas, dificuldades, sacrifícios e realizações. As análises fundamentaram-se, principalmente, nas contribuições de Miguel Arroyo, Nadir Zago, Maria Clara di Pierro, Sérgio Haddad, Acacia Kuenzer, Daniel Thin, Bernard Charlot, Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Norbert Elias. A partir de laços estabelecidos entre as interpretações teóricas e os dados empíricos foi possível compreender, entre a trajetória de vida de cada estudante e sua trajetória escolar de permanência e certificação, relações de entrelaçamento e interdependência de múltiplos sentidos e significados, condição e situação social, estabelecendo, em cada caso, uma configuração específica de fatores e disposições. Essas configurações quando analisadas em conjunto apresentam elementos definidos tanto pela unidade quanto pela heterogeneidade de significados e práticas.Through a qualitative research, this dissertation examines the permanence and approval in the state high school night classes of young persons and adults who concluded elementary school through the educação de jovens e adultos equivalence program of the Florianopolis public school system. It examines cases of student-workers and worker-students. These subjects describe their life journeys and their academic trajectories through accounts in which difficulties, sacrifices, obstacles and realizations abound. The analyses were mostly based on the contributions of Miguel Arroyo, Nadir Zago, Maria Clara di Pierro, Sérgio Haddad, Acacia Kuenzer, Daniel Thin, Bernard Charlot, Pierre Bourdieu, Bernard Lahire and Norbert Elias. From linkages between theoretical interpretations and empirical data it was possible to understand, through the trajectory of life of each student and his/her academic trajectory of permanence and certification, relations of interlacement and interdependences of multiple meanings, conditions, and social situations, establishing, in each case, a specific configuration of factors and dispositions. These configurations when analyzed together present elements defined both by unification and by heterogeneity of meanings and practices.Beltrame, Sonia Aparecida BrancoUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, José Manoel Cruz Pereira2012-10-25T09:09:57Z2012-10-25T09:09:57Z2012-10-25T09:09:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 p.| grafs.application/pdf286900http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94367porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:08:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94367Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:08:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
title Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
spellingShingle Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
Nunes, José Manoel Cruz Pereira
Educação
Ensino medio
Educacao do adolescente
Educação de adultos
Socialização
title_short Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
title_full Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
title_fullStr Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
title_full_unstemmed Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
title_sort Sujeitos da educação de jovens e adultos: produção da permanência no ensino médio regular noturno
author Nunes, José Manoel Cruz Pereira
author_facet Nunes, José Manoel Cruz Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beltrame, Sonia Aparecida Branco
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, José Manoel Cruz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino medio
Educacao do adolescente
Educação de adultos
Socialização
topic Educação
Ensino medio
Educacao do adolescente
Educação de adultos
Socialização
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T09:09:57Z
2012-10-25T09:09:57Z
2012-10-25T09:09:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 286900
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94367
identifier_str_mv 286900
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 p.| grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652271284649984