Aids nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental: reflexões a partir de critérios de análise que contemplam as experiências de jovens soropositivos para o HIV
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132593 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
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Aids nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental: reflexões a partir de critérios de análise que contemplam as experiências de jovens soropositivos para o HIVHIVeducação em saúdeAIDSlivro didáticohealth educationtext-booksTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Atualmente, o caráter epidêmico do HIV/aids implica em medidas educacionais de caráter preventivo levadas a cabo por parte de muitos governos, inclusive o brasileiro. No campo da educação formal, o enfoque pedagógico comportamentalista é comumente empregado na prevenção das DSTs/Aids. Considerando que o livro didático consiste em um dos instrumentos utilizados na propagação de tal enfoque, esta pesquisa tem por objetivo verificar e discutir a maneira como os livro didáticos, disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), tem apresentado a aids como conteúdo programático do Ensino Fundamental de Ciências. Em nossa análise, assumimos como pano de fundo a ideia de que a construção de uma educação integradora e solidária junto aos estudantes do ensino público seja fundamental para a redução das condições estigmatizantes que envolvem os soropositivos para o HIV no âmbito escolar. Assim, os livro didáticos analisados foram: Ciências: Nosso corpo (8° ano), Ciências: O corpo humano (8° ano) e Projeto Radix - Ciências (7° e 8° ano). Pudemos constatar que, a despeito da abordagem do tema preconceito, observado em alguns materiais didáticos, o discurso preventivo ainda exclui o soropositivo deste debate. Ademais, a perspectiva do processo educativo calcado no binômio informação – mudança de comportamento foi evidenciado em alguns excertos destes livros.Nowadays, the epidemiological control of HIV/aids adopted by many governments, including that of Brazil involves educational procedures of a preventive nature. In what concerns the formal educational system, the behavior-modification approach is usually adopted for the prevention of DSTs/Aids. Taking into consideration that text-books are one of the instruments used in the propagation of this approach, our research analyzes the ways in which text-books, sponsored by the Brazilian Ministry of Education (MEC) discusses aids in the Basic Science Teaching curriculum. In our analysis, we assumed as a premise, the idea that an integrative and solidary education for students enrolled in the public school systems is a fundamental requisite for the decline of the handicapping conditions involving HIV-serum positives in the school environment. The selected text-books were: Ciências: Nosso corpo (8° ano), Ciências: O corpo humano (8° ano) e Projeto Radix - Ciências (7th and 8th grades). We observed that in spite of the inclusion of a reference to prejudice, found in some of the texts, the preventive discourse still excludes serum positive individuals from the debate. In addition, the understanding of the educational process as the proverbial binomial information – behavioral change is evident in those books excerpts of those books.Florianópolis, SC.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaBitencourt, Mônica de Freitas2015-05-04T22:12:10Z2015-05-04T22:12:10Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis160application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132593porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-04T22:12:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132593Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-04T22:12:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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