CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, DANIELE DA ROCHA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156900
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia.
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spelling CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ?Desenvolvimento infantilAvaliação de desempenhoAmbienteInstitucionalizaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia.Objetivo. Investigar a existência de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM) em crianças institucionalizadas, avaliar a qualidade do ambiente institucional e verificar a existência de correlação entre estas variáveis. Metódos. Estudo analítico observacional transversal envolvendo crianças de 0 a 6 anos institucionalizadas em Casas Lares do sul de Santa Catarina. O desenvolvimento foi avaliado por meio do “Teste de Triagem Denver II” e a qualidade do ambiente institucional utilizando a escala “Infant Toddler Environment Rating Scale Revised (ITERS-R)”. Para análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS versão 15.0. Para as variáveis sócio-demográficas foram realizadas análises descritivas e ANOVA. Aplicouse “Kruskal Wallis” para análise das variáveis do ambiente institucional com correção de Bonferroni. Para verificar associação das variáveis sócio-demográficas e subáreas do desenvolvimento foi usado o Test-t, teste de Mann-Whitney e Qui-Quadrado. Considerou-se significativo p<0,05. Resultados. 53,3 % das crianças apresentavam alteração em alguma área do desenvolvimento. O maior comprometimento ocorreu na linguagem (40%), seguido de pessoal social (26,6%) e motor grosso (13,3%). A linguagem apresentou diferença significativa (p=0,003) em relação ao tempo de institucionalização e possuir irmãos (p=0,018). O domínio pessoal-social apresentou resultados significativos ao ser comparado com possuir irmãos (p=0,018) e idade das crianças (p= 0,040). As variáveis do ambiente institucional foram significativas em todos os itens da ITERS-R (p=0,01), exceto para estrutura do programa (p=1,000). Conclusão. Verificou-se uma elevada prevalência de ADNPM em crianças institucionalizadas. O alcance de um pleno desenvolvimento ocorrerá quanto maior o tempo de institucionalização, menor a idade da criança, se esta possuir irmãos dentro da instituição e se estiver residindo em um ambiente de qualidade.Araranguá, SCMoreira, Rafaela SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaMEDEIROS, DANIELE DA ROCHA2015-12-08T11:31:48Z2015-12-08T11:31:48Z2015-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlexx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156900porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-08T11:31:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/156900Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-08T11:31:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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