O PODER DE INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL E NO CHILE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlio César da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Machado, Mirian Magnus, Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113208
Resumo: O estudo tem como objetivo identificar o poder de influência dos stakeholders de instituições de ensino Superior no Brasil e no Chile. A pesquisa se caracteriza como exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de entrevistas com membros que compõe o nível estratégico de uma Instituição privada no Brasil e com membro do mesmo nível estratégico em uma Instituição no Chile de mesmo porte e apresentando características similares a IES Brasileira. As entrevistas receberam uma análise de conteúdo e foram transcritas. O comparativo aponta que existem significativa diferença sobre o poder de influência dos stakeholders entre as duas IES. Enquanto que na IES Brasileira os entendimentos estão limitados à função que cada um exerce, denota-se que na IES Chilena o diretor possui uma visão holística da IES. Bem como, estão muito bem alinhados entre missão, objetivos e metas e os assuntos relacionados às estratégias organizacionais somente ficam vinculados e acessados nos níveis de diretoria e acima dela, não sendo vinculados na parte acadêmica. Em contrapartida na IES Brasileira está distribuída entre os diferentes níveis. O resultado é que a IES Chilena possui uma visão focada no que consideram seu principal stakeholders, os clientes. Já na IES Brasileira a visão é dispersiva entre os entrevistados.
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