Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langrafe, Taiguara de Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25062015-143117/
Resumo: O presente trabalho teve como objeto de estudo o Desempenho Social Corporativo, em um setor e contexto específicos (Instituições de Ensino Superior no Brasil). Seu objetivo principal foi analisar a importância relativa dos stakeholders das Instituições de Ensino Superior (IES) para o Desempenho Social Corporativo, segundo a percepção dos Gestores das IES Brasileiras. Como objetivos secundários, identificou aspectos da Teoria dos Stakeholders segundo a percepção dos Gestores, como a Distribuição de Recursos e Geração de Valor, a Gestão para Stakeholders e a Saliência de Stakeholders, e analisou as percepções sobre os stakeholders de acordo com o perfil do respondente e o perfil da IES no qual o respondente atua como Gestor. Após a validação de um questionário do tipo survey por especialistas, o instrumento foi enviado por e-mail para 2.391 IES Brasileiras. Foram obtidas 88 respostas completas. Foi possível identificar diferenças na importância relativa dos stakeholders de acordo com os diferentes aspectos pesquisados - no geral, maior importância relativa para Corpo Docente, Corpo Discente e Corpo Técnico-Administrativo, e menor para Fornecedores. No que tange à satisfação dos stakeholders para com as IES, proxy de Desempenho Social Corporativo, houve empate técnico entre os stakeholders. Acerca dos perfis dos respondentes e das IES, as maiores diferenças de percepção se deram quanto aos stakeholders Mantenedor e Mercado de Trabalho, quando analisados quanto à propriedade das IES (Públicas ou Privadas). Nas IES Privadas, ambos stakeholders têm maior importância relativa. O trabalho permitirá diversos desdobramentos e análises alternativas, por seu ineditismo e detalhamentos obtidos sobre os aspectos teóricos selecionados.
id USP_445ad8f277d0961c967ce0c785393da7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25062015-143117
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholdersCorporate social performance in higher education institutions: the reception of manager about stakeholdersAdministração estratégicaEnsino superiorHigher educationResponsabilidade socialSocial responsibilityStakeholderStakeholderStrategic managementO presente trabalho teve como objeto de estudo o Desempenho Social Corporativo, em um setor e contexto específicos (Instituições de Ensino Superior no Brasil). Seu objetivo principal foi analisar a importância relativa dos stakeholders das Instituições de Ensino Superior (IES) para o Desempenho Social Corporativo, segundo a percepção dos Gestores das IES Brasileiras. Como objetivos secundários, identificou aspectos da Teoria dos Stakeholders segundo a percepção dos Gestores, como a Distribuição de Recursos e Geração de Valor, a Gestão para Stakeholders e a Saliência de Stakeholders, e analisou as percepções sobre os stakeholders de acordo com o perfil do respondente e o perfil da IES no qual o respondente atua como Gestor. Após a validação de um questionário do tipo survey por especialistas, o instrumento foi enviado por e-mail para 2.391 IES Brasileiras. Foram obtidas 88 respostas completas. Foi possível identificar diferenças na importância relativa dos stakeholders de acordo com os diferentes aspectos pesquisados - no geral, maior importância relativa para Corpo Docente, Corpo Discente e Corpo Técnico-Administrativo, e menor para Fornecedores. No que tange à satisfação dos stakeholders para com as IES, proxy de Desempenho Social Corporativo, houve empate técnico entre os stakeholders. Acerca dos perfis dos respondentes e das IES, as maiores diferenças de percepção se deram quanto aos stakeholders Mantenedor e Mercado de Trabalho, quando analisados quanto à propriedade das IES (Públicas ou Privadas). Nas IES Privadas, ambos stakeholders têm maior importância relativa. O trabalho permitirá diversos desdobramentos e análises alternativas, por seu ineditismo e detalhamentos obtidos sobre os aspectos teóricos selecionados.The present work has as a object of study the Corporate Social Performance in a specific sector and context (Higher Education Institutions in Brazil). Its main objective was to analyze the relative importance of stakeholders of higher education institutions for Corporate Social Performance, as perceived by managers of IES Brazilian. As a secondary objective, identified aspects of stakeholder theory as perceived by managers as the Resource Allocation and Value Creation, Management for Stakeholders and Salience of Stakeholders, and analyzed the perceptions of the stakeholders in accordance with the respondent\'s profile and the profile of the IES in which the respondent acts as Manager. After validation of a questionnaire-type survey by experts, the instrument was sent by email to 2,391 Brazilian IES. 88 complete responses were obtained. It was possible to identify differences in the relative importance of stakeholders in accordance with the different aspects surveyed - in general, the greater relative importance for Faculty, Student Body and Staff, and lower for Suppliers. Regarding the satisfaction of the stakeholders towards IES, proxy Social Performance Corporate, there was a technical tie between the stakeholders. About the profiles of respondents and Higher Education Institutions, the greatest differences in perception is given as the Maintainer and Labour Market stakeholders, when analyzed on ownership of IES (Public or Private). In Private Higher Education Institutions, both stakeholders have greater relative importance. The work will allow many developments and alternative analyzes, for its originality and details obtained on selected theoretical aspects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischmann, Adalberto AmericoLangrafe, Taiguara de Freitas2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25062015-143117/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-25062015-143117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
Corporate social performance in higher education institutions: the reception of manager about stakeholders
title Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
spellingShingle Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
Langrafe, Taiguara de Freitas
Administração estratégica
Ensino superior
Higher education
Responsabilidade social
Social responsibility
Stakeholder
Stakeholder
Strategic management
title_short Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
title_full Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
title_fullStr Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
title_full_unstemmed Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
title_sort Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: a  percepção dos gestores sobre os stakeholders
author Langrafe, Taiguara de Freitas
author_facet Langrafe, Taiguara de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischmann, Adalberto Americo
dc.contributor.author.fl_str_mv Langrafe, Taiguara de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Administração estratégica
Ensino superior
Higher education
Responsabilidade social
Social responsibility
Stakeholder
Stakeholder
Strategic management
topic Administração estratégica
Ensino superior
Higher education
Responsabilidade social
Social responsibility
Stakeholder
Stakeholder
Strategic management
description O presente trabalho teve como objeto de estudo o Desempenho Social Corporativo, em um setor e contexto específicos (Instituições de Ensino Superior no Brasil). Seu objetivo principal foi analisar a importância relativa dos stakeholders das Instituições de Ensino Superior (IES) para o Desempenho Social Corporativo, segundo a percepção dos Gestores das IES Brasileiras. Como objetivos secundários, identificou aspectos da Teoria dos Stakeholders segundo a percepção dos Gestores, como a Distribuição de Recursos e Geração de Valor, a Gestão para Stakeholders e a Saliência de Stakeholders, e analisou as percepções sobre os stakeholders de acordo com o perfil do respondente e o perfil da IES no qual o respondente atua como Gestor. Após a validação de um questionário do tipo survey por especialistas, o instrumento foi enviado por e-mail para 2.391 IES Brasileiras. Foram obtidas 88 respostas completas. Foi possível identificar diferenças na importância relativa dos stakeholders de acordo com os diferentes aspectos pesquisados - no geral, maior importância relativa para Corpo Docente, Corpo Discente e Corpo Técnico-Administrativo, e menor para Fornecedores. No que tange à satisfação dos stakeholders para com as IES, proxy de Desempenho Social Corporativo, houve empate técnico entre os stakeholders. Acerca dos perfis dos respondentes e das IES, as maiores diferenças de percepção se deram quanto aos stakeholders Mantenedor e Mercado de Trabalho, quando analisados quanto à propriedade das IES (Públicas ou Privadas). Nas IES Privadas, ambos stakeholders têm maior importância relativa. O trabalho permitirá diversos desdobramentos e análises alternativas, por seu ineditismo e detalhamentos obtidos sobre os aspectos teóricos selecionados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25062015-143117/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25062015-143117/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257332164067328